Como estudar de forma eficiente para ser aprovado em Medicina

MEM Responde
Reading Time: 2 minutes

Ser aprovado em Medicina pode até parecer uma missão impossível, mas só para quem ainda não aprendeu como estudar de forma eficiente. Se este é o seu caso, chegou a hora de virar o jogo e aprender de uma vez por todas como se preparar para ingressar numa Escola Médica.

Desafiador sim, bicho de sete cabeças não. Essa é a verdade sobre o vestibular de Medicina. Mas não é à toa que se trata de um dos processos seletivos mais concorridos em quase todas as Instituições de Ensino Superior do país. E a galera se dedica viu, estuda pra valer. Tá pra nascer uma turma mais determinada nesse quesito do que meus medaholics!

Mimo: Organização de estudos: Sobrevivendo ao Multiverso Med

O curso de Medicina prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática, na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde. Nesse sentido, é justo que a seleção dos futuros médicos tenha critérios bem definidos.

Aprenda a estudar de forma eficiente

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental ficar atento ao manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

Para definir as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode te ajudar a garantir a aprovação. Isso porque, quanto melhor o seu desempenho em disciplinas com maior peso, mais alta deve ser a sua pontuação final. Isso não quer dizer que você deve negligenciar as demais matérias.

Além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.

Confira os próximos vestibulares de medicina no Brasil

Também é importante você estabelecer limites e uma rotina que seja fácil para que você siga. Primeiro organizar o que é prioridade para a sua pauta, o que deve ser revisado e o que se tem mais dificuldade. Em seguida, passe para aqueles que devem ser vistos enquanto o assunto está fresco na sua memória, seguido por aqueles que você já entendeu, mas quer apenas revisar realizando alguma atividade.

Outras dicas infalíveis:

. Aplique a técnica pomodoro

. Construa mapas mentais

. Crie uma rotina de estudos

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem facilitado muito o nosso dia a dia, e isso não é diferente para os estudos. Você pode aproveitar diversos aplicativos para organizar a sua agenda, revisar conteúdos, verificar resultados matemáticos, entre várias opções.

Entre os aplicativos que você pode utilizar para facilitar a sua rotina de estudos, podemos citar:

Redação Nota 1000 — revisa a sua redação com os padrões do Enem e oferece feedbacks;
Photomath — resolve equações matemáticas e mostra o passo a passo para solucionar os problemas, usando os teoremas adequados;
Trello — ajuda a organizar a sua rotina e as matérias que serão estudadas em cada dia;
Duolingo — ensina outros idiomas de maneira rápida, o que pode ser uma maneira de estudar e se divertir;
RevisApp — faz resumos estratégicos de diversos temas para o vestibular, o que ajuda a fazer revisão dos conteúdos já vistos.

Quer conferir mais dicas para estudar de forma eficiente e se sair bem no vestibular de Medicina? Então, acompanhe o Melhores Escolas Médicas na sua rede social preferida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Notícias

Neuralink e a medicina

Blog

Desistir não é uma opção

Notícias

Vestibular da Fuvest 2023 sofre mudanças pela USP

Quero saber tudo do mundo Med!