Como estudar sozinho para passar no vestibular de Medicina

Como estudar sozinho

O caminho até a tão sonhada vaga em uma Escola Médica é marcado, principalmente, pela dedicação. Separar um tempo de qualidade para absorver todos os conhecimentos necessários é fundamental para quem quer ter êxito nessa caminhada. Por isso, neste post eu vou te explicar como estudar sozinho para passar no vestibular de Medicina.

Além da alta concorrência, a faculdade de Medicina exige uma boa preparação por conta do nível de conhecimento que a graduação engloba. Afinal, estamos falando da formação que vai lidar diretamente com a saúde da população. Nesse sentido, chegar ao curso com uma boa base é fundamental para o desenvolvimento das habilidades teóricas, mas também práticas, que serão necessárias no exercício profissional.

Mimo: Organização de estudos: Sobrevivendo ao Multiverso Med

Não existe fórmula mágica e nem pó de pirlimpimpim para garantir a aprovação no vestibular de Medicina. Sendo assim, o primeiro desafio é identificar o método de estudo em que você se considera mais produtivo e que melhor se aplica à sua rotina.

Por exemplo, nem todo mundo consegue se concentrar quando está revisando os conteúdos em grupo, mas há também aqueles que gostam da troca de conhecimento que o estudo coletivo possibilita. Quem é você nesse rolê?

Como estudar sozinho

Se você é do time que gosta de ter o seu cantinho reservado para absorver melhor os assuntos, certamente vai precisar dessas dicas que eu separei para te explicar como estudar sozinho.

Antes de tudo, não pense que estudar só é sinônimo de improdutividade, essa é mais uma forma de unir o seu jeito ao seu objetivo e também com vantagens. Quando você se propuser a realizar esse ato, verá que também pode ser uma ótima forma de conseguir melhorar seus resultados. Isso porque você:

-Cria um ritmo próprio para estudo;

-Evitar conversas paralelas que possam te distrair;

-Escolhe os assuntos que precisa ficar, sem depender da demanda alheia;

-Consegue encontrar um método que melhor atende às suas necessidades.

Mesmo com certa dificuldade, procrastinar só fará com que isso pareça uma tarefa mais difícil do que parece. Então, comece aos poucos, buscando entender qual metodologia se encaixa com suas necessidades e qual o melhor jeito de estudar.

Guia prático para estudar sozinho

É importante ter disciplina para continuar mesmo nos dias que não há tanta disposição. Estando sozinho, o maior desafio é conseguir manter uma rotina, já que como não há ninguém para fazer essa cobrança, você se sente mais confortável em adiar a responsabilidade.

Confira os próximos vestibulares de medicina no Brasil

Para ser produtivo, é preciso primeiro organizar o que é prioridade para a sua pauta, o que deve ser revisado e o que se tem mais dificuldade. depois de elencar conforme essa indicação, o ideal é iniciar com aqueles assuntos/matérias que demandam mais tempo, concentração e um maior foco para assimilação.

Em seguida, passe para aqueles que devem ser vistos enquanto o assunto está fresco na sua memória, seguido por aqueles que você já entendeu, mas quer apenas revisar realizando alguma atividade.

Celulares e computadores, quando bem utilizados, podem ser um grande aliado para o estudante. São formas de buscar conteúdos complementares e acessar grupos de estudo online para tirar dúvidas em comum e procurar outras maneiras de ver uma explicação/resolução.

A técnica pomodoro é uma forma de organizar por tempo o que será estudado. Funciona da seguinte forma: você determina um tempo para fazer determinada ação sem interrupções. Geralmente é feito em 25 minutos.

Depois desse tempo, você determina 5 minutos para relaxar e dar uma pausa rápida. E assim você intercala entre momentos de foco total e momentos de relaxamento. Para muitos, essa é uma forma efetiva de conseguir estudar administrando o tempo.

Dicas anotadas, medaholic? Eu tenho certeza que com elas você estará mais seguro para estudar sozinho e construir uma jornada médica de sucesso.

Um abraço e até a próxima!