Como faz pra entrar na FPS?

Meu caro Medaholic, se depois de descobrir o valor da mensalidade do curso de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), a sua meta é entrar na FPS, fica comigo que eu vou te ensinar o caminho das pedras. Vamos juntos?

Autorizado desde 2005 e reconhecido em 2012 pelo Ministério da Educação, o curso de bacharelado em Medicina da FPS possui seis anos de duração em regime integral. Por ano, são oferecidas 192 vagas para as turmas da graduação. Ao todo, serão 8.710 horas de atividades curriculares até o tão sonhado diploma de Medicina.

A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) tem conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Já o conceito do curso é 3. Agora, tá na hora de você conferir como faz pra entrar na FPS.

O Processo Seletivo de Admissão de Estudantes é realizado semestralmente e tem seus procedimentos definidos, periodicamente, pelo Colegiado de Gestão Acadêmica e Administrativa (CGAA). Ele é aberto a todos aqueles que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e destinam-se à avaliação da formação básica legal e à classificação dos candidatos, dentro do limite das vagas oferecidas.

As normas para inscrição no Processo Seletivo de Admissão são estabelecidas em Edital, do qual constam a quantidade de vagas, prazos de inscrição, documentação exigida, critérios de seleção, classificação, desempate e demais informações necessárias.

Na hipótese de restarem vagas não preenchidas, é aceita a transferência, para prosseguimento de estudos, de estudante oriundo de curso de medicina de outra instituição de educação superior nacional ou estrangeira, na estrita conformidade das vagas existentes, mediante processo seletivo específico.

Além do vestibular, os estudantes podem optar pela  Transferência, FIES, Prouni ou FormaSUS para entrar na FPS.

Os editais das seleções de vestibular e transferência ficam disponíveis no site da instituição durante os processos. As inscrições e informações do FIES, Prouni e FormaSUS ficam acessíveis nos sites de cada programa.

FormaSUS – O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde -FormaSUS tem por objetivo a oferta de bolsas integrais de estudo na área de saúde em instituições privadas de ensino superior e de ensino técnico, para alunos que cursaram todo o Ensino Médio no Estado de Pernambuco em escolas públicas ou em escolas particulares na condição de bolsista integral, em contrapartida pelo uso, por estas instituições, do espaço público destinado à prática e formação de profissionais de saúde. O edital de 2022 ainda não foi publicado.

Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação. O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.

As atividades teóricas e de laboratórios de habilidades acontecem no campus da Faculdade e as atividades em cenários de prática são desenvolvidas na Rede do SUS, tendo o IMIP como Hospital de Ensino conveniado.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se que a sua faculdade de Medicina é um investimento em seu desenvolvimento pessoal e profissional, e aqui no Melhores Escolas Médicas você encontra todas as dicas necessárias para concretizar esse sonho!