Como funciona o FIES para Medicina depois de formado?

MEM Responde
Reading Time: 3 minutes

Meu best medaholic, hoje eu quero te explicar como funciona abatimento do FIES para Medicina depois de formado. Como você já viu aqui na MEM Responde que o financiamento do governo federal é uma das melhores alternativas para quem quer cursar uma Escola Médica sem a preocupação mensal com as parcelas da Faculdade. Mas, é claro, uma hora a conta chega rsrsrs vem comigo!

O Fies é uma espécie de linha de crédito disponibilizada pelo governo federal com a finalidade de ajudar estudantes brasileiros a realizar o sonho da graduação de nível superior em diversas áreas do conhecimento, inclusive a Medicina. Essa foi uma política pública pensada para ampliar o acesso às instituições de ensino superior e, consequentemente, o número de profissionais graduados no país.

Com ele, é possível ingressar em uma universidade privada reconhecida pelo MEC e financiar os seus estudos durante todos os períodos. Desde 2018, o programa oferece três modalidades de financiamento, determinadas conforme a região do país e também com a renda familiar bruta per capita do estudante. Clique aqui para saber quais são.

Por ser um dos cursos com maior concorrência por vaga, a aprovação em um Vestibular de Medicina exige bastante dedicação. Sendo assim, é natural que os estudantes fiquem sempre na expectativa para alcançar uma boa nota e ser aprovado logo de cara, já que as notas de corte são elevadas. Aqui eu te conto detalhes sobre as mais recentes, se liga!

Abatimento de mensalidades do Fies

O MEC estabeleceu diretrizes específicas para os alunos de Medicina que conseguem financiamento estudantil por meio do Fies. Além de explicar quais são, a seguir você vai entender o que orienta o Ministério sobre o abatimento de mensalidades do FIES para estudantes de Medicina após formado.

Os valores das mensalidades variam de acordo com cada região, a Escola Médica escolhida e também com a modalidade de financiamento que você se encaixa. Ou seja, você recebe descontos variados e pode conseguir até 100% de financiamento.

Para você: Simuladão do ENEM

Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 (dezoito) meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso. Dessa maneira, o estudante de Medicina poderá pagar as parcelas do financiamento em até 18 anos.

Como pagar o Fies trabalhando?

Uma boa notícia é que existe a possibilidade de trabalhar na rede pública em troca da quitação de suas parcelas. Para isso, é preciso ser um integrante de equipe da Saúde da Família oficialmente cadastrada, que atue em um dentre os 2.219 municípios selecionados como prioritários pelo Ministério da Saúde.

Pela regra, a solicitação do abatimento deve ocorrer a partir de 1 (um) ano de trabalho ininterrupto como médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada.

A desobrigação do pagamento das prestações será mantida enquanto o médico fizer parte da equipe. Nesse período, serão informados e validados os meses efetivamente trabalhados para fins de contagem do abatimento a ser concedido.

Atenção, se o valor total do abatimento não for suficiente para liquidar o saldo devedor, o beneficiário terá que retomar o pagamento das prestações do financiamento até a liquidação total do saldo devedor.

Confira a relação das especialidades médicas previstas: anestesiologia, cancerologia, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cancerologia pediátrica, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva, medicina preventiva e social, neurocirurgia, neurologia, ortopedia e traumatologia, patologia, pediatria, psiquiatria e radioterapia. As áreas de atuação prioritárias são cirurgia do trauma, medicina de urgência, neonatologia e psiquiatria da infância e da adolescência.

Condições de pagamento das mensalidades do FIES para estudantes de Medicina depois de formado anotadas? Então, tá na hora de acelerar a sua preparação com os conteúdos exclusivos da Melhores Escolas Médicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Como cursar e quanto custa Medicina na Argentina?

SISU 2022

SISU 2023: quantas vagas para medicina?

Notícias

Sisu 2023: mais de 226 mil vagas disponíveis para consulta

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina