Como funciona o FIES para Medicina depois de formado?

abatimento do FIES para Medicina

Meu best medaholic, hoje eu quero te explicar como funciona abatimento do FIES para Medicina depois de formado. Como você já viu aqui na MEM Responde que o financiamento do governo federal é uma das melhores alternativas para quem quer cursar uma Escola Médica sem a preocupação mensal com as parcelas da Faculdade. Mas, é claro, uma hora a conta chega rsrsrs vem comigo!

O Fies é uma espécie de linha de crédito disponibilizada pelo governo federal com a finalidade de ajudar estudantes brasileiros a realizar o sonho da graduação de nível superior em diversas áreas do conhecimento, inclusive a Medicina. Essa foi uma política pública pensada para ampliar o acesso às instituições de ensino superior e, consequentemente, o número de profissionais graduados no país.

Com ele, é possível ingressar em uma universidade privada reconhecida pelo MEC e financiar os seus estudos durante todos os períodos. Desde 2018, o programa oferece três modalidades de financiamento, determinadas conforme a região do país e também com a renda familiar bruta per capita do estudante. Clique aqui para saber quais são.

Por ser um dos cursos com maior concorrência por vaga, a aprovação em um Vestibular de Medicina exige bastante dedicação. Sendo assim, é natural que os estudantes fiquem sempre na expectativa para alcançar uma boa nota e ser aprovado logo de cara, já que as notas de corte são elevadas. Aqui eu te conto detalhes sobre as mais recentes, se liga!

Abatimento de mensalidades do Fies

O MEC estabeleceu diretrizes específicas para os alunos de Medicina que conseguem financiamento estudantil por meio do Fies. Além de explicar quais são, a seguir você vai entender o que orienta o Ministério sobre o abatimento de mensalidades do FIES para estudantes de Medicina após formado.

Os valores das mensalidades variam de acordo com cada região, a Escola Médica escolhida e também com a modalidade de financiamento que você se encaixa. Ou seja, você recebe descontos variados e pode conseguir até 100% de financiamento.

Para você: Simuladão do ENEM

Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 (dezoito) meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso. Dessa maneira, o estudante de Medicina poderá pagar as parcelas do financiamento em até 18 anos.

Como pagar o Fies trabalhando?

Uma boa notícia é que existe a possibilidade de trabalhar na rede pública em troca da quitação de suas parcelas. Para isso, é preciso ser um integrante de equipe da Saúde da Família oficialmente cadastrada, que atue em um dentre os 2.219 municípios selecionados como prioritários pelo Ministério da Saúde.

Pela regra, a solicitação do abatimento deve ocorrer a partir de 1 (um) ano de trabalho ininterrupto como médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada.

A desobrigação do pagamento das prestações será mantida enquanto o médico fizer parte da equipe. Nesse período, serão informados e validados os meses efetivamente trabalhados para fins de contagem do abatimento a ser concedido.

Atenção, se o valor total do abatimento não for suficiente para liquidar o saldo devedor, o beneficiário terá que retomar o pagamento das prestações do financiamento até a liquidação total do saldo devedor.

Confira a relação das especialidades médicas previstas: anestesiologia, cancerologia, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cancerologia pediátrica, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva, medicina preventiva e social, neurocirurgia, neurologia, ortopedia e traumatologia, patologia, pediatria, psiquiatria e radioterapia. As áreas de atuação prioritárias são cirurgia do trauma, medicina de urgência, neonatologia e psiquiatria da infância e da adolescência.

Condições de pagamento das mensalidades do FIES para estudantes de Medicina depois de formado anotadas? Então, tá na hora de acelerar a sua preparação com os conteúdos exclusivos da Melhores Escolas Médicas.