Descubra como estudar português de forma eficiente

como estudar português de forma eficiente

A gente sabe que se preparar para o vestibular de Medicina não é uma tarefa fácil. Você precisa dominar todas as matérias. Afinal, cada ponto pode ser decisivo para a conquista do seu sonho. Mas, em todo processo seletivo existem aquelas disciplinas que têm um peso maior na nota, por isso vamos o MEM Responde te explica como estudar português de forma eficiente. Vem comigo, medaholic.

As questões de Língua Portuguesa não costumam ter o maior peso nas provas de vestibulares de Medicina, mas a Redação tem. Ter boas noções de Gramática, Interpretação de Texto e dominar a norma culta é uma maneira de se sair bem na hora de redigir e de responder questões de outras áreas do conhecimento.

Mimo: Organização de estudos: Sobrevivendo ao Multiverso Med

Por isso, eu separei alguns pontos que merecem a sua atenção e vão te ajudar a estudar português de forma eficiente.

Interpretação de texto

É o conteúdo mais básico dessa disciplina, e esse conteúdo não vai só te ajudar na prova de português, ela vai ser essencial em todos os conteúdos, de todas as disciplinas, está ligado a habilidade leitora, e a maneira como você entende os enunciados das questões, dominando a interpretação de texto, você pode ter mais chances de acertar questões. Passa pela leitura de textos e resolução de questões.

Dicas para Interpretar um texto:

• Leia lentamente o texto todo
  • Releia o texto quantas vezes forem necessárias
  • Sublinhe as ideias mais importantes
  • Separe fatos e opiniões
  • Retorne ao texto sempre que necessário
  • Reescreva o conteúdo lido.

Tipos e gêneros textuais

A tipologia textual está relacionada a aspectos que são abstratos, são grandes conjuntos de elementos, e dentro desses conjuntos são colocados textos que possuem objetivos.

Tipologia narrativa: textos que têm objetivo de contar uma história, não importa como essa história vai ser contada.

Gêneros textuais são características específicas, ou que se repitam, por exemplo, toda crônica vai ter uma característica X, todo conto vai ter uma característica Y.

Confira os próximos vestibulares de medicina no Brasil

Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos. Além disso, eles podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido às mudanças de comunicação na sociedade.  Dentre os gêneros textuais mais comuns estão: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema e e-mail.

Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade. Ou seja, resumidamente, os tipos textuais são responsáveis pela forma como um texto se apresenta, e os mais usados são: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

Funções da linguagem

São as formas que usamos para nos comunicar,  organizar a fala, levando em consideração qual é a mensagem que queremos  transmitir e a intenção por trás dessa mensagem. Cada uma das funções da linguagem desempenha um papel relacionado aos elementos presentes na comunicação. Existem 6 tipos de linguagens e cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. Assim, elas determinam o objetivo dos atos comunicativos.

Os 6 tipos de linguagens:

• Função Referencial
  • Função Emotiva
  • Função Poética
  • Função Fática
  • Função Conativa
  • Função Metalinguística.

Dicas anotadas, medaholic? Continue acompanhando o Melhores Escolas Médicas para fazer a sua jornada rumo a faculdade de Medicina decolar.