É mais fácil passar em Medicina na particular?

É mais fácil passar em Medicina na particular?

Fala meu querido, Medaholic. Você lembra de já ter ouvido de alguém (com mais frequência no Ensino Médio) que a Faculdade privada é uma alternativa para quem não está tão disposto assim a se dedicar aos estudos para conseguir a aprovação em um Vestibular. Mas, será que existe algum fundamento nessa afirmativa?  Aqui no MEM responde você vai descobrir se é mais fácil passar em Medicina na particular.

O Brasil tem pouco mais de 354 Escolas Médicas distribuídas em todos os estados da Federação e quase 60% delas são administradas por organizações privadas. Essas instituições de Ensino ofertam, em média, 35 mil vagas para graduação em Medicina todos os anos.

Ainda assim, não é novidade para você que o vestibular de Medicina é um dos mais concorridos em quase todas as Universidades do país, independentemente se elas são de natureza particular ou pública. Ou seja, quem deseja ingressar numa Escola Médica tem que se dedicar a esse objetivo, traçando uma boa estratégia de estudos e mantendo o foco no resultado final, que é a sua tão sonhada graduação em Medicina.

Além disso, a gente precisa considerar que a Faculdade de Medicina exige um nível de preparação mais elevado dos alunos desde o primeiro período. Isso porque estamos falando de uma formação complexa e com processos de ensino – aprendizagem muito específicos, que estão sempre focados na prática profissional.

Concorrência

Para facilitar sua procura no que diz respeito à concorrência e número de vagas em Faculdades de Medicina, o Melhores Escolas Médicas elaborou um panorama no Brasil. Os dados da concorrência são do Censo da Educação Superior de 2019 e os dados das vagas são do E-MEc 2021. Vem com a gente!

A escola de medicina privada com o maior número de vagas no Brasil é a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. São 342 vagas oferecidas. A escola com o menor número de vagas fica no sudeste. A Faculdade Metropolitana São Carlos Bji, no município de Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro, oferece apenas 20 vagas.

Em nível nacional, a universidade privada com a maior concorrência por vaga é a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, em São Paulo. São 93 candidatos por vaga! Por outro lado, há universidades com concorrência muito baixa que se aproximam de um candidato por vaga. Estamos falando das instituições:

• Faculdade Ceres, em São Paulo – 120 vagas;
  • Faculdade de Medicina de Olinda, em Pernambuco – 200 vagas;
  • Centro Universitário Ingá , no Paraná – 100 vagas;
  • Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco – 200 vagas;
  • Centro Universitário São Francisco de Barreiras, na Bahia – 80 vagas;
  • Centro Universitário Maurício de Nassau, em Pernambuco– 268 vagas;
  • Escola de Medicina Souza Marques da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, no Rio de Janeiro – 192 vagas;
  • Centro Universitário Uninovafapi, no Piauí – 171 vagas;
  • Centro Universitário Saúde Abc, em São Paulo – 150 vagas;
  • Centro Universitário Ceuni – Fametro, no Amazonas – 150 vagas;
  • Universidade Alto Vale do Rio Do Peixe, em Santa Catarina – 120 vagas;
  • União Das Faculdades dos Grandes Lagos, São Paulo – 100 vagas;
  • Instituto de Ciências da Saúde, em Minas Gerais – 80 vagas;
  • Centro Universitário Ubaense Ozanam Coelho, Minas Gerais – 60 vagas;
  • Centro Universitário Campo Real, no Paraná – 55 vagas;
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai E das Missões, no Rio Grande do Sul – 55 vagas;
  • Faculdade Metropolitana São Carlos Bji, no Rio de Janeiro – 20 vagas;
  • Faculdade Santo Agostinho De Itabuna, na Bahia – 85 vagas;
  • Centro Universitário Christus, no Ceará – 196 vagas.

Você viu um panorama de vagas e concorrência, se é mais fácil passar em Medicina na particular, mas há outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher qual vestibular prestar, como os indicadores de qualidade do MEC do curso de graduação que você pretende estudar. Afinal, esse investimento no futuro deve ser feito com qualidade!