Onde estudar Medicina em Sergipe?

Compartilhar:

Onde estudar Medicina em Sergipe?

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O menor estado do país, também conhecido como país do forró, ou ainda terra do caranguejo e do amendoim, tem boas opções de Escolas Médicas para você iniciar a sua carreira. Siga a leitura, que o MEM responde agora onde estudar Medicina em Sergipe.

Com uma população estimada em 2,3 milhões de habitantes, conforme a projeção mais atualizada do IBGE, Sergipe possui cerca de 1.100 estabelecimentos de Saúde ativos. A maioria dos leitos disponíveis no estado são da rede privada, totalizando 2.433. Já na rede pública, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), existem 884 leitos.

Já o mapeamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) revela que, para atender a população sergipana, o estado conta com 5.186 médicos com registro ativo, sendo a maior parcela deles especialistas e pouco mais de um terço generalistas.

Agora que já conhecemos um pouco da demografia e do mercado, vamos avançar para conhecer onde estudar Medicina em Sergipe.

Quem mora em Sergipe ou escolhe o estado para cursar a graduação de Medicina tem duas opções de Escolas Médicas. Saiba quais são:

UNIT – Universidade Tiradentes

A graduação em Medicina da Universidade Tiradentes iniciou sua primeira turma no ano de 2010. A formação tem duração de 12 semestres e ocorre em período integral. A mensalidade está em R$ 7.920,72.

“De modo geral, os dois primeiros anos da formação em Medicina são dedicados às disciplinas que servirão de base fundamental para essa carreira, como Anatomia, Patologias e Habilidades Médicas. Citologia, Biologia Molecular e Metabolismo são outras matérias de suma importância para a formação inicial desse profissional, a maioria das disciplinas possuem modalidades teóricas e práticas em sua grade curricular”, descreve a UNIT.

Atualmente, o Grupo Tiradentes realiza um Vestibular Unificado de Medicina, que oferta 244 vagas para o segundo semestre de 2022. As inscrições podem ser feitas até 30 de maio, exclusivamente pela internet. Ao todo, serão 80 vagas no curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), em Aracaju.

O candidato pode fazer uma única prova para concorrer às vagas em três instituições. Exemplo: ele poderá escolher o curso da Unit Alagoas como primeira opção, mas ter o da Fits Piedade como segunda opção e o da Unit Sergipe como terceira, e vice-versa. Assim, o aluno de Medicina pode ser chamado para estudar em uma delas em caso de aprovação.

A prova será aplicada em dois dias e de forma presencial, nos campi das Units e da Fits em Aracaju, Maceió e Jaboatão. No dia 5 de junho, o aluno responderá a questões de Português, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) e Matemática, além do teste de Redação. No dia seguinte, 6 de junho, será a vez das questões de Geografia, História, Física, Química e Biologia.

O resultado do Vestibular de Medicina deverá ser divulgado até o dia 10 de junho e o período de matrícula será imediatamente a seguir, entre os dias 11 e 15. As aulas de medicina no período 2022-2 começam em 1º de agosto.

Estudar Medicina em Sergipe – UFS

A Universidade Federal de Sergipe foi criada em 1968 e, atualmente, possui seis campi e um Hospital Universitário, localizado na capital, Aracaju. A Faculdade de Ciências Médicas foi instituída em 1961, portanto, há seis décadas. O curso de Medicina hoje dispõe de 100 vagas no Campus de São Cristóvão e 60 vagas em Lagarto.

A nota de corte de Medicina pelo SISU média em Aracaju é 730,82 pontos, já a menor nota foi de 664,41 pontos para a UFS. Também é possível apostar em outras formas de começar o curso por meio dos programas do governo de acesso ao ensino superior como o Fies ou Prouni.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é atualmente a única forma de ingresso para os cursos superiores da UFS. Os estudantes que desejam ingressar nesta Universidade precisam realizar o Enem.

Antes mesmo da Lei de Cotas ser sancionada, a UFS já destinava 50% de suas vagas para os alunos oriundos da rede pública de ensino. Da porcentagem reservada às cotas, 70% são para candidatos que se autodeclararem negros, pardos ou índios.

Agora que você já sabe onde estudar Medicina em Sergipe, que tal acompanhar todas as informações sobre os próximos vestibulares de Medicina não apenas nesse estado, mas pelo Brasil inteiro? Siga o MEM em todas as plataformas e garanta o sucesso da sua jornada médica.

2 respostas

  1. Boa noite sempre quis fazer medicina mais com uma portabilidade que adquiri durante os foi limitado de realizar este desejo. Que foi quesequesia cirurgica .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?