Por que Medicina é a área mais concorrida nas universidades?

MEM Responde
Reading Time: 3 minutes

Não é novidade que Medicina é a área mais concorrida nas principais universidades em todo o país. Mas você já parou para se perguntar o que faz desse curso o queridinho entre as graduações do Ensino superior? 

Uma das coisas mais certeiras é que estudar Medicina não é para qualquer um. Tanto na fase do vestibular, quanto durante os seis anos de graduação, os medaholics e as suas habilidades são colocados à prova o tempo todo.

Por ser uma profissão tão importante para a sociedade (e isso ficou mais do que evidente nos últimos anos), ser um profissional da Medicina é uma verdadeira missão que traz muito reconhecimento para uma pessoa e ótimas oportunidades de carreira.

Por exemplo, Medicina está entre as 7 profissões com um melhor retorno financeiro do mercado. Isso quer dizer que seguir essa formação abre um universo de possibilidades para conseguir estabilidade profissional, construir um futuro mais seguro financeiramente e garantir mais qualidade de vida para você e sua família.

O curso de Medicina prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática, na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde. Nesse sentido, é fundamental escolher uma Escola Médica com nível de excelência elevado.

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica de alto nível.

Essas são apenas algumas das razões que explicam por que Medicina é a área mais concorrida nas principais universidades. 

Onde Medicina é a área mais concorrida? 

Para facilitar sua procura no que diz respeito à concorrência e número de vagas em Faculdades de Medicina, o Melhores Escolas Médicas elaborou um panorama no Brasil. Os dados da concorrência são do Censo da Educação Superior de 2019 e os dados das vagas são do E-MEc 2021. Vem com a gente!

A escola de medicina privada com o maior número de vagas no Brasil é a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. São 342 vagas oferecidas. A escola com o menor número de vagas fica no sudeste. A Faculdade Metropolitana São Carlos Bji, no município de Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro, oferece apenas 20 vagas.

Em nível nacional, a universidade privada com a maior concorrência por vaga é a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, em São Paulo. São 93 candidatos por vaga! Por outro lado, há universidades com concorrência muito baixa que se aproximam de um candidato por vaga. 

Como se preparar para o vestibular de Medicina

Um dos primeiros desafios encontrados por um estudante de Medicina é o vestibular. Isso se deve ao fato de ser um curso muito concorrido, por conta dos diversos benefícios que ele pode trazer para a carreira de uma pessoa, como estabilidade profissional, bons salários, oportunidade de crescimento e vários outros.

Para selecionar os alunos, as instituições de ensino costumam aplicar questões que envolvem um raciocínio mais complexo para os vestibulares de Medicina. Nesse caso, é preciso se aprofundar nos conteúdos do Ensino Médio para se dar bem nas provas.

Com tanta concorrência no vestibular de Medicina, além de uma grande quantidade de conteúdos para aprender e revisar, você vai precisar de uma boa organização para gerenciar seu tempo e ter uma rotina de estudos saudável. Confira algumas dicas imperdíveis que separei para você!

Veja os próximos vestibulares de Medicina.

A tecnologia tem facilitado muito o nosso dia a dia, e isso não é diferente para os estudos. Você pode aproveitar diversos aplicativos para organizar a sua agenda, revisar conteúdos, verificar resultados matemáticos, entre várias opções.

Entre os aplicativos que você pode utilizar para facilitar a sua rotina de estudos, podemos citar:

Redação Nota 1000 — revisa a sua redação com os padrões do Enem e oferece feedbacks;
Photomath — resolve equações matemáticas e mostra o passo a passo para solucionar os problemas, usando os teoremas adequados;
Trello — ajuda a organizar a sua rotina e as matérias que serão estudadas em cada dia;
Duolingo — ensina outros idiomas de maneira rápida, o que pode ser uma maneira de estudar e se divertir;
RevisApp — faz resumos estratégicos de diversos temas para o vestibular, o que ajuda a fazer revisão dos conteúdos já vistos. 

Se você já entendeu por que Medicina é a área mais concorrida nas principais universidades, é hora de conferir mais dicas para se sair bem no vestibular de Medicina? Acompanhe o Melhores Escolas Médicas na sua rede social preferida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Notícias

Neuralink e a medicina

Blog

Desistir não é uma opção

Notícias

Vestibular da Fuvest 2023 sofre mudanças pela USP

Quero saber tudo do mundo Med!