Quais as melhores Faculdades de Medicina de São Paulo?

Quais as melhores Faculdades de Medicina de São Paulo?

Terra da garoa e maior centro financeiro do país, São Paulo é o destino certo para quem deseja ingressar nas melhores Escolas Médicas do país. São cerca de 40 universidades públicas e privadas com cursos de Medicina autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Entre elas, há instituições de referência que têm suas vagas disputadas por medaholics de todo o Brasil. Mas você já se perguntou quais as melhores Faculdades de Medicina de São Paulo? O MEM responde conta neste post.

O curso de Medicina prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática, na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde. Nesse sentido, é fundamental escolher uma Escola Médica com nível de excelência elevado.

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.

Para elaborar este ranking, o MEM responde considerou indicadores de avaliações do Ministério da Educação, mas também resultados recentes dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, dentre eles o da Folha de São Paulo, que analisou 37 Escolas Médicas paulistas.

Melhores Faculdades de Medicina de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP) – Pública
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Pública
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Pública
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Pública
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)- Privada
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) – Privada
Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) – Privada
Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – Privada
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) – Privada
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Pública
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) – Privada
Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) – Privada
União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO) – Privada
Faculdade Ceres (FACERES) – Privada
Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – Privada

Conheça a melhor faculdade de Medicina de São Paulo

Jornada Médica

Em um curso de Medicina, os alunos são preparados para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação no campo clínico e nas várias especialidades e espaços de prática, seja na pesquisa, na saúde pública ou na gestão. Dessa forma, a escolha da universidade onde você vai cursar a graduação precisa ser acertada.

O mercado de trabalho para Medicina oferece oportunidades em muitos municípios de todo o Brasil, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.

Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Aqui no MEM você vai ficar sabendo quais são os próximos vestibulares de Medicina, como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar.