Quais faculdades particulares de Medicina oferecem bolsa?

Universidade do Vale do Taquari

Se você pensa em fazer Medicina, já sabe que terá de enfrentar um dos cursos mais concorridos do Brasil. Outra característica dessa graduação é o valor das Mensalidades que costuma ser bem mais elevado do que outros cursos. A boa notícia é que faculdades particulares de Medicina oferecem bolsa de estudo e você vai descobrir quais são aqui no MEM Responde.

Sem muita firula, é importante explicar que o valor mais elevado da graduação de Medicina ocorre porque as instituições de ensino precisam de uma estrutura complexa para garantir a qualidade da formação dos alunos e o acesso pleno aos recursos técnicos e didáticos mais avançados da área.

Ainda que existam diversas universidades públicas com ampla concorrência para o curso de Medicina, fazer a graduação em uma faculdade particular pode ser uma excelente alternativa não somente por questões logísticas e estruturais, mas também para que você consiga se formar em uma instituição que possua um plano pedagógico mais alinhado aos objetivos que você almeja alcançar enquanto profissional médico.

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.

Como sabemos que trata-se de um investimento elevado, embora tenha boas perspectivas de retorno. Por isso, antes de classificar uma faculdade de Medicina “cara” ou “barata” é preciso levar em consideração os recursos físicos e humanos que ela disponibiliza para tornar a sua formação um processo prazeroso, mas sobretudo, alinhada às melhores práticas internacionais e correspondente aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação e outros órgãos de regulação.

Todos os anos, o MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país. (clique aqui para conferir).

Bolsa de Estudos

A maneira mais comum de conquistar uma bolsa de estudos para Medicina é por meio do ProUni, o Programa Universidade para Todos.

As bolsas podem ser integrais e parciais.

Esse ano foi um ano recorde de bolsas ofertadas no Prouni. Vamos para as de medicina? Foram ofertadas 1662 bolsas para medicina em todo o Brasil, sendo: 1443 bolsas integrais e 219 bolsas parciais.

Para participar do Programa é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina.

Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.

Em faculdades mais tradicionais, por exemplo, os alunos que passaram em primeiro ou segundo lugar no vestibular de Medicina podem garantir uma bolsa parcial ou integral.

Há também aquelas instituições que, por meio de convênios com empresas, podem dar um desconto interessante nas mensalidades. Há ainda os casos de Estados que contam com programa de bolsa de estudos.

É o caso do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde -FormaSUS tem por objetivo a oferta de bolsas integrais de estudo na área de saúde em instituições privadas de ensino superior e de ensino técnico, para alunos que cursaram todo o Ensino Médio no Estado de Pernambuco em escolas públicas ou em escolas particulares na condição de bolsista integral, em contrapartida pelo uso, por estas instituições, do espaço público destinado à prática e formação de profissionais de saúde. O edital de 2022 ainda não foi publicado.

Confira uma relação de faculdades particulares de Medicina oferecem bolsa ou algum tipo de apoio social:

Centro Universitário De Anápolis
Centro Universitário De Brasília