Quais são as melhores escolas de Medicina do Brasil?

Seguir a carreira médica é, sem sombra de dúvidas, uma das decisões mais desafiadoras para um profissional. Ter uma rede de apoio para te ajudar a encarar essa missão faz toda diferença. E ela inclui uma boa estrutura durante a graduação. Por isso, o MEM responde te apresenta as melhores escolas de Medicina do Brasil.

O curso de Medicina prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática, na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde. Nesse sentido, é fundamental escolher uma Escola Médica com nível de excelência elevado.

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica de alto nível.

Melhores Escolas de Medicina do Brasil

Para elaborar este ranking, o MEM responde considerou indicadores de avaliações do Ministério da Educação, mas também resultados recentes dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, dentre eles o da Folha de São Paulo, que analisou quase 200 Escolas Médicas em todo o país.

USP – A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) lidera a maioria dos indicadores analisados. Ela aparece, por exemplo, na edição 2022 do QS World University Ranking by Subject, divulgado no começo de abril, sendo o mais recente ranking educacional do mundo.

O curso de Medicina tem 175 vagas anuais. O ingresso é feito de duas formas: pelo vestibular, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), e por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu).

A graduação da FMUSP está organizada em 12 semestres letivos de período integral, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e segue padrões internacionais de qualidade.

O curso de Medicina da FMUSP foi o mais concorrido da Universidade de São Paulo na FUVEST deste ano, alcançou o número de 124,8 candidatos por vaga. O vestibular é dividido em duas etapas.

PUCRS – A PUCRS foi classificada como a melhor faculdade de Medicina entre instituições de ensino do Brasil segundo o ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do Ensino Superior, divulgado no começo do mês de abril. Ela também é a faculdade privada melhor colocada no ranking nacional da Folha de São Paulo.

No QS World University Rankings by Subject 2022, avaliação anual dos cursos universitários por áreas de conhecimento, a Universidade é listada entre as 25 melhores Escolas de Medicina da América Latina.

UFMG – A Faculdade de Medicina da UFMG é a maior do Brasil em número de vagas. Ao todo, são ofertadas 320 com duas entradas por ano. O estudante tem o prazo mínimo de seis anos e máximo de 10 para se graduar.

A formação do curso é voltada para que o aluno seja capaz de atuar na promoção da saúde, prevenção das doenças, assistência ao enfermo e reabilitação. A graduação em tempo integral ocorre no campus Saúde, na região central de Belo Horizonte.

A faculdade de Medicina da UFMG recebeu nota 4 no ENADE, é considerada a 4ª melhor Universidade do país e tem o 3º melhor curso de Medicina do Brasil, estando ainda no Top 100 mundial segundo a Quacquarelli Symonds (QS).

UFC – A Faculdade de Medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará) é a instituição de ensino do Nordeste que melhor pontuou. A Escola Médica recebeu nota máxima do MEC e o curso de Medicina recebeu nota 4 na edição mais recente do Enade.

A faculdade de Medicina teve Fortaleza, em 1948, antes da própria fundação da universidade, em 1954, e atualmente funciona nos campus da capital cearense e em Sobral, no interior. Ela também aparece como a 39ª melhor universidade da América Latina e a 131ª melhor do mundo em ranking do The Brics.

A UFC recebeu 84.389 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2022. O curso mais procurado foi Medicina, em Fortaleza, com 7.243 candidatos inscritos para 160 vagas, gerando uma concorrência de 45 candidatos por vaga.

E aí, você já conhecia todas as Melhores Escolas de Medicina do Brasil?

Ficou em dúvida entre Faculdade de Medicina particular ou privada? Vem cá que eu posso te ajudar! Ahh, todos os anos, o MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país. (clique aqui para conferir).