Vestibulares de Medicina estão com inscrições abertas?

Vestibulares de Medicina estão com inscrições abertas

Muitos vestibulares de Medicina estão com inscrições abertas. Por isso, o MEM mapeou as principais instituições que já recebem inscrições para o vestibular ou já definiram datas. Programe-se, medaholic.

Força de vontade e um bom preparo são apenas alguns dos passos essenciais para você alcançar o tão almejado sonho de se formar em Medicina. O primeiro passo de uma pessoa que deseja seguir a área médica é realizar um processo seletivo.

Vestibulares de Medicina com inscrições abertas

[table id=77 /]

Enem

Atualmente, a seleção pode ser feita através de vestibular próprios das Instituições de Ensino públicas e privadas, ou por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o mecanismo para ingresso através de programas a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Continue a leitura porque eu vou te explicar todos os detalhes! 🙂

Sisu – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.

A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte. Aqui você encontra as Notas de Corte dos cursos de Medicina agrupadas por região do país.

Sobrevivendo ao Multiverso MED: descubra como organizar seus estudos.

Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.

Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.

O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Quer conferir quanto custa a mensalidade de Medicina hoje? Clica aqui.

Após a aprovação, o medaholic precisa realizar a matrícula na Escola Médica e aí a jornada continua para cumprir a grade curricular de 6 anos de estudo. A formação final é a área generalista, o chamado clínico geral.

O curso tem a fase do internato em que o futuro médico tem maior contato com a prática hospitalar. As residências também fazem parte da formação e das especializações escolhidas. O período de duração de cada uma delas varia de acordo com a área escolhida pelo medaholic.

O bom Médico nunca deixa de estudar, mas além do estudo e da especialização, é preciso ter o dom. Quem deseja seguir a carreira médica deve se dedicar muito e buscar dicas e orientações certeiras para conseguir uma vaga.

Como estudar para passar no Vestibular de Medicina

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental ficar atento ao manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

Para definir as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode te ajudar a garantir a aprovação. Isso porque, quanto melhor o seu desempenho em disciplinas com maior peso, mais alta deve ser a sua pontuação final. Isso não quer dizer que você deve negligenciar as demais matérias.

Além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.

Continue acompanhando as atualizações do MEM para despontar na sua jornada médica!