Quais vestibulares de Medicina têm no final do ano?

Com mais de 35 mil vagas abertas por ano em todo o Brasil, o vestibular de Medicina lidera a concorrência em quase todas as Universidades do país. Se você já está na preparação para concorrer a uma dessas vagas, neste post o MEM responde quais vestibulares de Medicina têm no final do ano.

Essas milhares de vagas para graduação estão distribuídas em 354 Escolas Médicas nos 27 estados da Federação. Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada.

O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Clique aqui e saiba como montar um plano de estudos infalível, medaholic!

Sisu – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.

A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte. Aqui você encontra as Notas de Corte dos cursos de Medicina agrupadas por região do país.

Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.

Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.

O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Vestibulares de Medicina no final do ano

Todos os anos, o Melhores Escolas Médicas faz o mapeamento dos processos seletivos para ingresso em Faculdades de Medicina em todo o país.

Você pode conferir aqui a relação completa. No final do ano, o principal e que já possui datas fixas é o Enem. As duas versões (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. As provas também serão aplicadas nas mesmas datas: 13 e 20 de novembro.

2º Semestre
03/07/2022 – Universidade de Vassouras – RJ – ENEM ou prova tradicional- 80 vagas
10/07/2022 – Centro Universitário de Brasília – 75 vagas
18/07/2022 Faculdade Unifadra Dracena (SP) – 45 vagas

E aí, já decidiu qual vestibular vai prestar esse ano? Comente aqui, curta e compartilhe este post, medaholic!