Qual a faculdade de Medicina mais barata no Rio de Janeiro?

Qual a faculdade de Medicina mais barata no Rio de Janeiro?

O estado do Rio de Janeiro possui 22 Escolas Médicas que ofertam cerca de 2.700 vagas por ano para novos alunos. Se você escolheu essa terra maravilhosa para fazer a sua graduação, o MEM Responde descobriu que a faculdade de Medicina mais barata no Rio de Janeiro é a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). Siga a leitura para descobrir o valor da mensalidade.

Petrópolis é um município localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro. A famosa Cidade Imperial é um dos destinos mais famosos e procurados de todo o estado.Entre os principais pontos turísticos estão o Palácio de Cristal, o Museu de Cera e o Palácio Quitandinha, além do centro histórico. Deu até vontade de viajar, né?

Ahh, Petrópolis também é considerada uma das mais seguras do Brasil. É um centro mais pacato e longe de grandes metrópoles, mas que ainda oferece uma variedade de serviços e lazer, ficando a apenas uma hora da capital fluminense.

A faculdade de Medicina mais barata no Rio de Janeiro

Todos os anos, o Melhores Escolas Médicas faz o mapeamento dos valores das mensalidades em Escolas Médicas de todo o Brasil (confira a relação completa). Foi com base nestes dados que identificamos a faculdade de Medicina mais barata no Rio de Janeiro.

E é justamente nesse lugar encantador que descobrimos a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), que iniciou suas atividades em 31 de outubro de 1967. O valor da mensalidade mais recente disponibilizado pela instituição foi de R$ 8.051,68 sendo considerada a faculdade de Medicina mais barata no Rio de Janeiro.

Com uma nota de conceito 3 no Enade, a FMP adota um projeto pedagógico voltado à formação de um médico generalista, imprimindo grande ênfase à Medicina Interna, à Medicina Social e às ciências básicas, com inserção do aluno na vida da comunidade desde o início do curso.

A formação em período integral tem duração de 12 semestres e a cada ano são disponibilizadas 150 vagas para ingresso na Faculdade de Medicina.

Formas de Ingresso

Se você deseja conseguir uma vaga na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), terá que realizar o vestibular tradicional, que visa selecionar candidatos, dentre os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, mediante aplicação de provas que avaliem conhecimentos comuns às diversas formas de educação desse grau de ensino.

Os programas das provas versam sobre matérias do nível médio do ensino brasileiro, incluindo as matérias de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia e Redação. Os alunos são convocados através de edital e o processo seletivo é realizado pela Fundação Cesgranrio.

O Vestibular de Medicina deste ano conta com uma grande novidade, teremos duas formas de ingresso: através de provas presenciais (dia 24/10), ou utilizando a nota do ENEM (2019, 2020).

Como alternativas para quem não tem condições de arcar com o valor integral da mensalidade, a Faculdade adota as seguintes formas possibilidades de bolsa de estudo ou apoio social:

-PCI – Programa de Crédito Interno (Exceto 1º Ano)
-Financiamento Bancário Universitário
-Programa de Bolsas do Santander

-Prouni: Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022. Desde sua implantação, oferecendo, segundo as normas do programa, 10% das vagas para os alunos selecionados através do programa.

-Fies: Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.

O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

E ai, gostou de conhecer a faculdade de Medicina mais barata no Rio de Janeiro? Continue acompanhando o MEM responde pra tirar todas as suas dúvidas sobre Escolas Médicas de todo o país.