Qual a idade mínima para fazer Faculdade de Medicina?

MEM Responde
Reading Time: 3 minutes

Quem sonha em passar em Medicina já sabe: a concorrência é grande e a nota precisa ser muito boa. Nesse sentido, muitos medaholics começam a preparação desde cedo, mas será que existe uma idade mínima para fazer Faculdade de Medicina?

Meu caro medaholic, não existe uma idade mínima ou máxima estabelecidas por Lei para ingressar em um curso do Ensino Superior. No entanto, é necessário já ter concluído o Ensino Médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Isso quer dizer que ter menos de 18 anos, por exemplo, não é um impedimento para ingressar na universidade, desde que o estudante já tenha concluído o terceiro ano do Ensino Médio.

É comum ouvir dizer que é melhor ser aprovado no vestibular antes da conclusão do Ensino Médico. Porém, é importante considerar que ao terminar o ensino básico, você está mais preparado para lidar com a universidade. Por outro lado, cada indivíduo tem uma maneira de pensar e um ritmo de desenvolvimento.

Há alguns casos de alunos treineiros que tiveram êxito no Vestibular de Medicina, antes de ter concluído o Ensino Médio, e buscaram na Justiça o direito de ingressar mais cedo na Faculdade.

Para te inspirar, separei algumas histórias de medaholics que começaram a fazer Faculdade de Medicina ainda bastante jovens! Dá o play!

Faculdade de Medicina

Sem a exigência de idade mínima para fazer Faculdade de Medicina, interessados em fazer esse curso no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Sisu  – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.

A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte.

Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.

Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.

O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Aqui no Melhores Escolas Médicas você vai ficar por dentro de como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar. Ahh, e tudo no tempo certo, tá?! 😉 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?