Qual a melhor faculdade de Medicina de Santa Catarina?

melhor faculdade de Medicina de Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina apresenta excelentes índices de IDH, segurança e emprego. Além disso, tem uma economia forte, belezas naturais, boas opções de acesso ao lazer, educação e cultura. Outro indicador no qual o estado está bem posicionado é em relação a carreira médica, por isso, este post vai apresentar qual a melhor faculdade de Medicina de Santa Catarina.

Embora seja o menor estado da região Sul, Santa Catarina possui 16 Escolas Médicas que, em média, ofertam 1147 vagas para novos estudantes todos os anos.

Em um curso de Medicina, os alunos são preparados para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação no campo clínico e nas várias especialidades e espaços de prática, seja na pesquisa, na saúde pública ou na gestão.

Dessa forma, a escolha da universidade onde você vai cursar a graduação precisa ser acertada. Por isso, é tão fundamental saber qual a melhor faculdade de Medicina de Santa Catarina.

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.

Melhor Faculdade de Medicina de Santa Catarina

Para chegar a conclusão desta pergunta, o MEM responde considerou indicadores de avaliações do Ministério da Educação, mas também resultados recentes dos mais conceituados rankings educacionais do mundo.

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lidera a maioria dos indicadores analisados. A primeira turma foi formada em 1957 e até agora já foram formadas 102 turmas com mais de 5.100 profissionais da Medicina.

Confira mais detalhes sobre o curso neste vídeo:

Como ingressar

Para ingressar na instituição o estudante possui duas opções: o vestibular próprio da instituição ou utilizando a nota do ENEM através do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. No ano de 2020 a nota de corte – ou seja, a menor nota para conquistar uma das vagas – foi de 820.67 pontos.

A alta concorrência para a instituição é resultado do reconhecimento da qualidade de ensino ofertado pela UFSC. Outro reflexo disso é a conquista do Conceito 5 (nota máxima) para o curso segundo avaliação do Ministério da Educação.

Após períodos de práticas nos laboratórios e salas com manequins e simuladores, os estudantes são levados para dentro do ambiente hospitalar propriamente dito. Seja no hospital da própria instituição ou em parcerias, os alunos experienciam as mais diversas especializações a fim de colocar em prática seus conhecimentos e em simultâneo desenvolver um atendimento mais humanizado que está além do que está descrito nos livros de Medicina.

Laboratórios específicos: na UFSC os estudantes podem alinhar os conhecimentos teóricos e práticos no CCS – Centro de Ciências da Saúde. No departamento é possível encontrar diversos laboratórios voltados para especializações específicas, dentre eles:

-Departamento de Cirurgia;
-Geriatria e obstetrícia;
-Pediatria;
-Patologia;
-Saúde Pública;
-Análises clínicas;

Agora que você já conhece a Melhor Faculdade de Medicina de Santa Catarina, que tal conferir mais conteúdos que vão te ajudar a realizar o seu sonho de ser médico? Acesse o canal do Melhores Escolas Médicas.