Qual a melhor faculdade particular de Medicina do Brasil?

Receber o título de melhor faculdade particular de Medicina do Brasil não é uma tarefa fácil. Isso porque a avaliação sobre o nível de qualidade de uma Escola Médica envolve diversos critérios que vão desde a infraestrutura, metodologia de ensino até o corpo docente. Neste post, o MEM vai te ajudar a entender o que considerar na hora de avaliar a Instituição de Ensino onde você deseja construir a sua carreira médica.

Um dos critérios mais observados é a prova do Enade. Ela é aplicada pelo Ministério da Educação. É composta por 40 questões, divididas entre itens de formação geral e de componente específico relacionados a cada área. No primeiro caso, são aferidos os aspectos relativos à atuação ética, competente e comprometida com a sociedade.

Considerando os dados mais recentes do Enade, a área de medicina avaliou 232 cursos no Brasil. Houve uma predominância das instituições privadas de ensino, que concentraram 57% dos cursos (132). A região Sudeste teve a maior representação, com 41,8% (97) do total nacional de cursos da área.

Em contraponto, a região Norte teve a menor representação, com 7,3% do total, o que corresponde a 17 cursos. Ao todo, 77% dos estudantes de medicina concluíram o curso em instituições privadas. Por outro lado, 23% formaram-se em instituições públicas.

Saiba como o resultado do Enade pode te ajudar a escolher uma vaga no SiSU!

Outra maneira de descobrir qual a melhor faculdade particular de Medicina do Brasil é o Ranking da Folha de São Paulo, que utiliza dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, levando em consideração 5 aspectos: ensino, pesquisa, inovação, mercado e internacionalização.

Como nem todas universidades estão participando do Enade, o MEM comparar as informações das duas avaliações e observou os aspectos destacados em cada uma delas para descobrir a melhor faculdade particular de Medicina do Brasil.

Melhor Faculdade particular de Medicina

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul foi a faculdade particular que ocupou a melhor posição no ranking geral (15º). A instituição também aparece no ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do Ensino Superior. A PUC RS foi listada entre as 25 melhores Escolas de Medicina da América Latina.

Trajetória

Em 10 de setembro de 1969, foi aprovada a criação da Escola de Medicina da PUCRS. À época, o país enfrentava o problema dos alunos excedentes e a formação de médicos no Rio Grande do Sul. A Escola em seus 48 anos de existência já formou 3107 médicos. O curso foi reconhecido pelo Governo Federal em 12/02/1976.

No curso, o futuro médico encontrará disciplinas focadas na promoção, prevenção, diagnóstico, terapia e reabilitação em saúde. Conteúdos como Ética e Bioética, Atenção integral à Saúde e Humanização da Assistência acompanham a sua formação durante todo o curso, além das práticas em laboratórios especializados e com pacientes, na rede pública de saúde, no Hospital São Lucas da PUCRS, no Instituto do Cérebro (InsCer) entre outras Instituições conveniadas.

Além do Vestibular, a PUCRS oferece a possibilidade de Ingresso Extravestibular nos cursos de graduação através de Transferência, Ingresso de Diplomado e Reopção.