Qual a melhor faculdade privada de medicina da Bahia?

melhor faculdade privada da bahia

Cursar a graduação de Medicina em uma instituição de ensino superior reconhecida internacionalmente é um grande passo para iniciar uma carreira bem sucedida. Por isso, neste post o MEM responde qual a melhor faculdade privada da Bahia.

As diferenças entre uma faculdade privada e a pública vão muito mais além da forma como são financiadas. A Instituição particular oferece uma série de vantagens que, muitas vezes, não são encontradas na graduação pública. Nesse sentido, o seu investimento financeiro na graduação, certamente, pode representar um retorno mais vantajoso a longo prazo.

Mas é preciso escolher aquelas que têm mais conceito no mercado e apresentam notas máximas em rankings como o da Folha de São Paulo, que atualiza a lista das universidades todos os anos, desde 2012. A avaliação das 196 tem base em dados nacionais e internacionais, em duas pesquisas de opinião do Datafolha e em cinco aspectos gerais.

Melhor faculdade privada da Bahia

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública figura como a melhor faculdade privada da Bahia. O curso de Medicina da Bahiana foi autorizado em 1953 e teve seu reconhecimento deferido pelo Ministério da Educação três anos depois, em 1958, tendo sido renovado em 2017.

Atualmente, a mensalidade para quem deseja cursar Medicina na Escola Bahiana é de R$ 5.900,00. O curso pode ser feito nos períodos matutino e vespertino, tendo uma duração de 12 semestres, que contabilizam mais de 7399 horas de atividades curriculares teóricas e práticas apenas na modalidade presencial. A instituição oferta 150 vagas por semestre.

Em sete décadas de história, a Escola Bahiana já graduou mais de 17 mil profissionais de saúde e, atualmente, conta com quatro programas de residência médica.

“As metodologias utilizadas no processo ensino-aprendizagem são ativas e têm o aluno como centro, estimulando-o, desde o primeiro semestre, a ser o responsável principal pelo seu autodesenvolvimento, com acompanhamento permanente dos professores e tutores. O uso de manequins e simulações realísticas tornam o aprendizado mais dinâmico, seguro e prazeroso”, descreve a Escola Bahia sobre a graduação de Medicina.

Formas de Ingresso

Se você ficou interessado em ingressar na melhor faculdade privada da Bahia, preste atenção porque, a seguir, o MEM conta os detalhes das formas de ingresso na Bahiana.

A Instituição possui o Prosef, uma espécie de vestibular próprio. Ele é composto de duas partes. A primeira é vivencial, na qual o aluno reflete e discute situações do curso, tem a oportunidade de evidenciar suas habilidades nas relações interpessoais, habilidade manual, senso estético, atitudes éticas etc., e entra em contato com os professores e futuros colegas.

Já a segunda etapa é constituída de uma Prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos e uma Prova de Redação. A primeira, contém 30 questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base em quatro áreas do conhecimento.

As cinco questões discursivas, de natureza transdisciplinar, contemplam a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia). Já a Prova de Redação compreende uma produção de texto dissertativo-argumentativo pelo candidato, a partir de um argumento dado. Tudo isso exige um bom preparo do aluno, e domínio das disciplinas.

Baixe aqui as provas e gabaritos dos últimos Prosefs da Bahiana!

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode ser usada para ingresso na Bahiana. A distribuição de vagas por modalidade é definida a cada semestre e divulgada por meio de editais específicos para cada uma delas.