Qual a melhor universidade de medicina privada do Nordeste?

melhor universidade privada do nordeste

Realizar a tão sonhada graduação de Medicina em uma universidade particular pode ser uma ótima opção para você, medaholic. Atualmente, essas instituições de ensino costumam oferecer mais de uma opção de ingresso, por meio de processos seletivos próprios ou ainda através de programas que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, antes de decidir qual opção de vestibular de Medicina você vai prestar, que tal descobrir qual a melhor universidade privada do Nordeste?

As diferenças entre uma universidade privada e a pública vão muito mais além da forma como são financiadas. A Instituição particular oferece uma série de vantagens que, muitas vezes, não são encontradas na graduação pública. Nesse sentido, o seu investimento financeiro na graduação, certamente, pode representar um retorno mais vantajoso a longo prazo.

Mas é preciso escolher aquelas que têm mais conceito no mercado e apresentam notas máximas em rankings como o da Folha de São Paulo, que atualiza a lista das universidades todos os anos, desde 2012. A avaliação das 196 tem base em dados nacionais e internacionais, em duas pesquisas de opinião do Datafolha e em cinco aspectos gerais. Este foi o indicador que usamos como base para identificar a melhor universidade privada do Nordeste.

Unifor – Melhor universidade particular do nordeste

A Universidade de Fortaleza (Unifor) obteve a melhor posição no ranking da Folha e está em 37º lugar na classificação geral entre todas as faculdades particulares avaliadas no país, sendo considerada a melhor universidade privda do Nordeste.

A graduação da Unifor é nota 5, a mais alta, em Conceito de Curso, na qualificação do Ministério da Educação (MEC) entre os cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Essa nota é obtida por meio da avaliação in loco, com base na análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

A Escola Médica da Unifor também foi considerada a melhor graduação em Medicina de uma instituição privada do Brasil pelo ranking britânico Times Higher Education (THE). O curso é realizada em período integral e tem uma duração de seis anos. Atualmente, o valor da mensalidade é R$ 7.400.

A graduação em Medicina da Unifor teve a grade curricular renovada em 2020. Segundo a Instituição, a atualização do processo de formação dos alunos e a ampliação do percentual de atividades práticas gerou a inclusão de disciplinas eletivas e optativas, escolhidas pelo aluno por trilhas de formação de seu interesse, além de ênfase na Atenção Primária à Saúde e na interdisciplinaridade.

O curso dispõe também do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), espaço de prática acadêmica e referência em toda a região por oferecer atendimento médico de excelência. Sob a supervisão dos professores, o aluno pode aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

Vestibular da Unifor

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, costuma realizar prova do processo seletivo para ingresso no curso de Medicina, com a oferta de 100 vagas para cada semestre do ano letivo. A prova tem duração máxima de 04 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

O vestibular para Medicina da Unifor é realizado por meio de uma única fase, composta por uma só prova, organizada em duas partes: a primeira parte é constituída por 40 questões de múltipla escolha, contemplando Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias; a segunda parte é formada por 20 questões de múltipla escolha, abrangendo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e incluindo uma redação em Língua Portuguesa.

Quer conhecer outras Faculdades de Medicina do Nordeste? Clica aqui.