Qual é a melhor Faculdade Privada de medicina?

faculdade privada de medicina

Ao tomar a decisão de seguir a carreira da Medicina, com certeza, você também levou em consideração que precisa buscar uma instituição de ensino superior reconhecida internacionalmente para que o início da sua jornada médica seja bem sucedida. Nesse sentido, você já parou para pensar qual é a melhor faculdade privada do país e o que faz dela uma Instituição com as melhores qualificações? O MEM te ajuda a descobrir. Siga a leitura.

Para chegar a conclusão desta pergunta, o MEM responde considerou indicadores de avaliações do Ministério da Educação, mas também resultados recentes dos mais conceituados rankings educacionais do mundo. Dessa forma foi possível identificar a melhor faculdade privada do Brasil.

A PUCRS foi classificada como a melhor faculdade de Medicina entre instituições de ensino do Brasil segundo o ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do Ensino Superior, divulgado no começo do mês de abril. Ela também é a faculdade privada melhor colocada no ranking nacional da Folha de São Paulo.

No QS World University Rankings by Subject 2022, avaliação anual dos cursos universitários por áreas de conhecimento, a Universidade é listada entre as 25 melhores Escolas de Medicina da América Latina.

Na 12ª edição do ranking, o ranking avaliou 1.543 instituições de 88 países, sendo 32 brasileiras, em relação a 51 disciplinas (cursos) em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades; Engenharia e Tecnologia; Ciências da Vida e Medicina; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Administração.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou as universidades de acordo com cinco indicadores (reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas, índice H e International Research Network), adaptados de acordo com cada área específica.

Carreira Médica

O mercado de trabalho oferece oportunidades em muitos municípios de todo o Brasil. Nas capitais, há demanda de profissionais com interesse em especialidades médicas ou que trabalhem na Estratégia da Saúde da Família.

“O médico formado pela PUCRS estará apto a agir de forma humanitária, crítica, reflexiva e criativa nos processos de saúde, doença e morte, nos diferentes níveis de atenção. Poderá desenvolver ações em saúde com conhecimento, habilidades e atitudes necessárias à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, com condutas eticamente corretas”, descreve a Escola Médica em sua apresentação.

Melhor Faculdade Privada

Em 10 de setembro de 1969, foi aprovada a criação da Escola de Medicina da PUCRS. À época, o país enfrentava o problema dos alunos excedentes e a formação de médicos no Rio Grande do Sul. A Escola em seus 48 anos de existência já formou 3107 médicos. O curso foi reconhecido pelo Governo Federal em 12/02/1976.

No curso, o futuro médico encontrará disciplinas focadas na promoção, prevenção, diagnóstico, terapia e reabilitação em saúde. Conteúdos como Ética e Bioética, Atenção integral à Saúde e Humanização da Assistência acompanham a sua formação durante todo o curso, além das práticas em laboratórios especializados e com pacientes, na rede pública de saúde, no Hospital São Lucas da PUCRS, no Instituto do Cérebro (InsCer) entre outras Instituições conveniadas.

Além do Vestibular, a PUCRS oferece a possibilidade de Ingresso Extravestibular nos cursos de graduação através de Transferência, Ingresso de Diplomado e Reopção.