Qual o valor da faculdade de Medicina no Paraguai?

validar diploma de medicina do Paraguai no Brasil

Ingressar numa Faculdade de Medicina no Brasil é uma tarefa desafiadora, seja pelos vestibulares de medicina que são concorridos, mas também pelos valores das mensalidades que costumam ser bem elevados. Nesse sentido, uma alternativa é buscar Escolas Médicas em outros países da América Latina. Neste post, o MEM responde qual o valor da faculdade de Medicina no Paraguai, e outros detalhes super importantes sobre para quem deseja fazer a graduação fora do país.

O curso tem duração de 6 anos, ou seja, o mesmo tempo de duração do Brasil. Assim nesse tempo já é incluso o internato rotativo, onde é realizada somente a prática do curso. Independentemente da faculdade que você for estudar, os anos de duração serão o mesmo.

O valor da faculdade de Medicina no Paraguai depende da Escola Médica em que você for aprovado, mas sempre ficam na faixa de R$ 900,00 a R$ 1500,00 reais mensais. É importante lembrar que esses valores são influenciados pela cotação do câmbio, o que pode gerar uma variação, já que a moeda local é o Guarani.

Aqui vai uma dica: é possível efetuar o pagamento do valor da faculdade de Medicina do Paraguai integral. Ou seja, você agrupa todas as mensalidades do ano e faz um pagamento único. Dessa forma, você ainda pode garantir um desconto, que geralmente fica na faixa de 10% a 20% para pagamento anual.

Confira nessa lista as 10 principais faculdades de medicina localizadas no Paraguai, ordenadas de acordo com a quantidade de brasileiros que estão cursando Medicina nelas.

UPE
UCP
UNIDA
MARIA SERRANA
PACÍFICO
UNINORTE
UPAP
UNINTER
SAN SEBASTIAN
CATÓLICA

Faculdade de Medicina no Paraguai

Embora o idioma seja o espanhol, você não precisa ter o certificado de proficiência para ingressar numa Faculdade de Medicina no Paraguai e, atualmente, existem muitos professores que falam português, inclusive.

No primeiro ano do curso, os trabalhos podem ser realizados em português, por exemplo, o que auxilia bastante no processo de adaptação. Além disso, muitas Escolas Médicas permitem que o estágio seja feito no Brasil.

Quem decide cursar uma faculdade de medicina no Paraguai precisa ter ciência de que a graduação exige que o aluno tenha o seu visto de imigração. Esse documento pode ser obtido tanto como estudante ou como profissional da saúde, porém isso vai depender de caso a caso.

O ingresso nas Faculdades de Medicina do Paraguai é realizado sem vestibular, ou seja, o aluno não precisa realizar um processo seletivo assim como ocorre nas Escolas Médicas brasileiras.

Existem algumas faculdades de Medicina em que é necessário realizar um curso de adaptação (Chamamos ele de Nivelação aqui) antes de iniciar o ano letivo, porém não é um processo seletivo no formato de avaliação como estamos acostumados.

Primeira Faculdade de Medicina do Paraguai

A  é uma universidade paraguaia fundada em 1992 em Ciudad del Este. Ela foi a primeira universidade particular do interior do país. A cidade faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, facilitando o transporte para quem quer morar no Brasil mesmo durante a graduação.

Para ingressar na faculdade, é preciso passar por um curso de nivelação de 3 meses com matérias básicas e anatomia. São 300 vagas oferecidas. A UPE exige que os alunos se familiarizem com o conteúdo do curso antes de começarem a estudar.

5 respostas

1. Olá Andrea! Seria interessante você procurar essa informação direto com a faculdade de escolha! Aaaah, não deixe de acompanhar noso conteúdo aqui no portal 🙂