Quanto custa 6 anos de Medicina?

Quanto custa 6 anos de Medicina?

Além de ter uma das maiores concorrências em quase todas as universidades, o curso de Medicina também é um dos que requer mais investimento de tempo e recursos financeiros. Se você é um medaholic que já está fazendo as contas para ingressar em uma Escola Médica, neste post, o MEM responde quanto custa 6 anos de Medicina. Siga a leitura.

Todos os anos, o MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país. (clique aqui para conferir). Com base nesse levantamento, fizemos algumas continhas aqui outras acolá para mensurar o valor total do investimento para os 12 semestres da graduação médica.

Mas, antes, quero reforçar que o investimento na carreira médica vai muito além das mensalidades do curso, uma vez que, a complexidade da graduação exige materiais didáticos e equipamentos médicos individuais para o processo de aprendizagem prática.

Além disso, os cursos são ofertados em período integral, o que praticamente limita a possibilidade do estudante trabalhar durante os seis anos de formação. Por outro lado, a profissão oferece oportunidades de altos salários e estabilidade de emprego em meio a crises econômicas, por exemplo.

Se liga nos números!

A mensalidade do curso de Medicina pode variar de R$ 4.817,46 a R$ 14.634,67, dependendo da instituição de ensino e região que você escolher. Mas, é possível afirmar que a maioria das Escolas Médicas consultadas em nossa pesquisa cobra mensalidades entre R$ 8 mil e R$ 12 mil.

Considerando apenas o valor pago à faculdade de Medicina ao longo dos 12 semestres, o investimento total pode variar entre R$ 576 mil e R$ 792 mil. É importante frisar que as mensalidades costumam ter reajustes anuais, que são definidos de acordo com a Inflação acumulada dos 12 meses anteriores, na maioria das faculdades.

Em 2022, por exemplo, os reajustes médios foram de 5,82% para o Ensino Superior, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que faz o cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país.

Inclusive, que tal aproveitar para conferir as dicas que o MEM elaborou sobre como estudar matemática para o vestibular de Medicina? Clica aqui, medaholic.

Opções de Financiamento

Junto da expansão da oferta de vagas em Faculdades de Medicina de todo o país, começaram a surgir possibilidades de financiamento para que estudantes consigam flexibilizar o orçamento durante a graduação.

Agora que você já sabe quanto custa 6 anos de Medicina, preciso te explicar que existem dois tipos de financiamento estudantil para a graduação, podendo ser privados ou bolsas do Governo Federal.

Como toda linha de crédito, os financiamentos estudantis têm correções monetárias, juros e taxas administrativas. Só que eles podem ser vantajosos porque além de alíquotas mais atrativas, costumam ter prazos mais longos para quitação do empréstimo junto à instituição bancária.

Outro lembrete: muitas faculdades particulares oferecem programas próprios de bolsas de estudo a seus estudantes.

Se realmente fizer a opção pelo financiamento, pesquise em diversas instituições financeiras e compare as condições para escolher o financiamento mais vantajoso antes de fechar o contrato. Para te ajudar, o Melhores Escolas Médicas tem uma sequência de posts com os detalhes das principais operações de créditos disponíveis atualmente. Confira.

É claro que não dá para negar que o curso de Medicina demanda um aporte considerável de recursos, mas se você parar para pensar nos ganhos que poderá obter com o investimento na sua carreira médica em curto prazo, vai constatar que trata-se de um custo benefício elevado. E o mais importante é não desistir do seu sonho!

tmj, medaholic!

4 respostas

1. É uma injustica, um roubo cobrar 8.ooo a 10 no faculdade de medicina. Somente ricos empresario podem. Muitas vezes um pobre passa no enem e perde a vaga para um rico que suborna o diretor da instituição estudantil. É por isso que os medicos de hoje só sabe olhar pela internet. uns analfabetos apadrinhados.

2. É uma injustica, um roubo cobrar 8.ooo a 10 no faculdade de medicina. Somente ricos empresario podem. Muitas vezes um pobre passa no enem e perde a vaga para um rico que suborna o diretor da instituição estudantil. É por isso que os medicos de hoje só sabe olhar pela internet. uns analfabetos apadrinhados.

3. É uma injustica, um roubo cobrar 8.ooo a 10 no faculdade de medicina. Somente ricos empresario podem. Muitas vezes um pobre passa no enem e perde a vaga para um rico que suborna o diretor da instituição estudantil. É por isso que os medicos de hoje só sabe olhar pela internet. uns analfabetos apadrinhados.