Quanto custa a mensalidade de Medicina hoje?

Mensalidade de Medicina

Conseguir uma vaga em uma Escola Médica é um desafio e tanto. Seja para uma Instituição de Ensino pública ou privada, a concorrência do processo seletivo costuma ser acirrada. Para quem ingressa em uma universidade particular, outro fator que precisa ser considerado é a mensalidade de Medicina.

Quer saber qual a média das principais Escolas Médicas do país? Então você está no lugar certo.

Nesse sentido, antes eu preciso te explicar que a faculdade de medicina costuma ter mensalidades com valores elevados. Isso porque, além da alta capacitação exigida do corpo docente, a infraestrutura para o desenvolvimento do conteúdo programático é igualmente elevada. São disponibilizados laboratórios, sistemas e recursos tecnológicos que vão permitir a aprendizagem adequada durante os seis anos da graduação.

Sobrevivendo ao Multiverso MED: descubra como organizar seus estudos.

É importante também lembrar que quando falamos em Medicina estamos apontando para uma das carreiras profissionais mais promissoras do mercado. Com uma demanda crescente, a formação em Medicina também oferece a possibilidade de retorno em curto e médio espaços de tempo.

Outro aspecto a ser considerado são as oportunidades de progresso profissional que com certeza logo se abrirão, principalmente, para aqueles que buscarem uma residência. Por isso, considere a sua graduação como um bom investimento.

Mensalidade de Medicina

O Melhores Escolas Médicas mapeou os valores das mensalidades referentes aos anos de 2020 e 2021 dos cursos de medicina por todo o Brasil. A relação também apresenta o conceito do curso e o conceito ENADE.

O Conceito do Curso (CC) é um indicador baseado em uma avaliação presencial feita por técnicos do MEC (Ministério da Educação) sobre critérios dos cursos (presencial e a distância) de uma universidade.

Já o Conceito Enade é avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

Com base no levantamento do MEM, a menor mensalidade de Medicina atualmente é a da Universidade Do Oeste De Santa Catarina, que tem campus em Goianésia, Aparecida de Goiânia e Formosa, e está fixada em R$ R$ 4.984,51. Já a Universidade Metropolitana De Santos (SP) – a Unimes – tem uma mensalidade de R$9.200,00 sendo, portanto, a mais alta encontrada no levantamento.

É importante lembrar que a escolha não deve ser baseada apenas no valor da Mensalidade de Medicina puro e simples. Nesse contexto, é fundamental que você avalie outros fatores a exemplo de estrutura, corpo docente e também os indicadores avaliativos para escolher qual a melhor Escola Médica para você, combinado?!

Confira a relação completa:

[table id=77 /]

A Jornada Médica

Força de vontade e um bom preparo são apenas alguns dos passos essenciais para você alcançar o tão almejado sonho de se formar em Medicina. O primeiro passo de uma pessoa que deseja seguir a área médica é realizar um processo seletivo.

Atualmente, a seleção pode ser feita através de vestibular próprios das Instituições de Ensino públicas e privadas, ou por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o mecanismo para ingresso através de programas a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Quer conferir quais vestibulares de medicina estão com inscrições abertas? Clica aqui.

Após a aprovação, o medaholic precisa realizar a matrícula na Escola Médica e aí a jornada continua para cumprir a grade curricular de 6 anos de estudo. A formação final é a área generalista, o chamado clínico geral.

O curso tem a fase do internato em que o futuro médico tem maior contato com a prática hospitalar. As residências também fazem parte da formação e das especializações escolhidas. O período de duração de cada uma delas varia de acordo com a área escolhida pelo medaholic.