Quanto custa Medicina na Estácio RJ?

MEM Responde
Reading Time: 3 minutes

A Faculdade Estácio é um dos maiores grupos do setor educacional do Brasil. Fundado há cerca de cinco décadas, ele possui atuação em 23 estados e tem mais de 500 mil alunos matriculados, boa parte deles medaholics, assim como você. Se você tem interesse em conhecer quanto custa Medicina na Estácio RJ e ainda todos os detalhes sobre o curso, continue lendo este post.

O curso de Medicina na Estácio RJ tem duração de seis anos na modalidade presencial e possui como principal objeto de estudo a saúde humana, abordando a natureza e as causas das doenças humanas, ensinando sobre a cura, prevenção e tratamentos delas.

Desde a sua autorização pelo Ministério da Saúde, o curso de Medicina na Estácio RJ já formou mais de 5.560 médicos que atuam nas mais diversas especialidades em todo o Brasil.

Medicina na Estácio RJ

Todos os anos, o Melhores Escolas Médicas faz o mapeamento dos valores das mensalidades em Escolas Médicas de todo o Brasil (confira a relação completa). Foi com base nestes dados que identificamos quanto custa Medicina na Estácio RJ.

Atualmente, o valor da mensalidade está fixado em R$ 12.200,00. Ela aparece como a Faculdade de Medicina com maior investimento entre as Escolas Médicas do estado.

Na Estácio, a Faculdade de Medicina conta com disciplinas híbridas. Se uma matéria é composta, por exemplo, por 6 tempos, então pode ter 4 tempos no presencial e 2 no digital. Na plataforma, o aluno tem acesso a vídeos, livros eletrônicos e artigos explicativos, que complementam a aprendizagem.

Como ingressar em Medicina na Estácio RJ

Confira a seguir quais as modalidades de acesso ao curso de Medicina na Estácio RJ são disponibilizadas atualmente:

-Transferência externa
-Vestibular Tradicional
-Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada anualmente e a nota obtida serve, principalmente, para ingressar em uma universidade pública, conseguir bolsas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada ou procurar um financiamento estudantil.

A primeira opção se trata do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Universidades de todo o país ofertam vagas por esse sistema, permitindo estudar em qualquer lugar, por meio da pontuação conquistada no Enem.

Já as bolsas em uma IES podem ser conquistadas tanto pelo ProUni quanto pelas ofertas das universidades. Para saber se o local que você deseja estudar tem um programa que utiliza a nota do Enem para oferecer descontos nas mensalidades, é necessário fazer uma pesquisa e ler os editais disponíveis no site da instituição.

Um dos financiamentos estudantis mais conhecidos é o Fies. Trata-se de um programa do MEC (Ministério da Educação) que oferece apoio aos estudantes de IES privadas com juros baixos ou até zerados. A pontuação obtida no Enem também é usada no processo de seleção.

Para Medicina, a nota de corte para as universidades costuma ser em torno de 800, isso significa que é importante acertar cerca de 70% das questões. O Enem ainda utiliza o TRI, que é um sistema que dá mais pontos às perguntas que foram menos acertadas e que não foram conquistadas por chute.

Vestibular de Medicina

Um dos primeiros desafios encontrados por um estudante de Medicina é o vestibular. Isso se deve ao fato de ser um curso muito concorrido, por conta dos diversos benefícios que ele pode trazer para a carreira de uma pessoa, como estabilidade profissional, bons salários, oportunidade de crescimento e vários outros.

Veja os próximos vestibulares de Medicina.

Para selecionar os alunos, as instituições de ensino costumam aplicar questões que envolvem um raciocínio mais complexo para os vestibulares de Medicina. Nesse caso, é preciso se aprofundar nos conteúdos do Ensino Médio para se dar bem nas provas.

Já nos vestibulares como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante ter uma boa quantidade de acertos e considerar também a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Afinal, o Enem não pontua um aluno de acordo com as perguntas acertadas na prova, mas com um cálculo complexo, que leva em conta a probabilidade de um acerto ter sido por chute e a dificuldade das questões.

A tecnologia tem facilitado muito o nosso dia a dia, e isso não é diferente para os estudos. Você pode aproveitar diversos aplicativos para organizar a sua agenda, revisar conteúdos, verificar resultados matemáticos, entre várias opções.

Entre os aplicativos que você pode utilizar para facilitar a sua rotina de estudos, podemos citar:

Redação Nota 1000 — revisa a sua redação com os padrões do Enem e oferece feedbacks;
Photomath — resolve equações matemáticas e mostra o passo a passo para solucionar os problemas, usando os teoremas adequados;
Trello — ajuda a organizar a sua rotina e as matérias que serão estudadas em cada dia;
Duolingo — ensina outros idiomas de maneira rápida, o que pode ser uma maneira de estudar e se divertir;
RevisApp — faz resumos estratégicos de diversos temas para o vestibular, o que ajuda a fazer revisão dos conteúdos já vistos.

Gostou de saber quanto custa Medicina na Estácio RJ? Quer conferir mais dicas para se sair bem no vestibular de Medicina? Então, acompanhe o Melhores Escolas Médicas na sua rede social preferida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Notícias

Neuralink e a medicina

Blog

Desistir não é uma opção

Notícias

Vestibular da Fuvest 2023 sofre mudanças pela USP

Quero saber tudo do mundo Med!