Aplicar a nota no SISU para conquistar uma vaga em Medicina exige planejamento e estratégia. Escolher instituições cuja nota de corte esteja próxima a pontuação do candidato é uma das melhores formas de aumentar as chances de aprovação no processo seletivo. Neste texto, reunimos as menores notas de corte em Medicina do Sudeste na edição de 2024 do SISU.
Confira a lista e descubra as opções mais adequadas para sua pontuação!
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
Localizada na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), possui a menor nota de corte na edição de 2024 do Sisu. O curso de Medicina ficou com a nota de 786,78.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF
O curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está localizada no municipio de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais. Na última edição do Sisu, a graduação teve uma nota de corte de 795,0.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG
Na última edição do Sisu, o curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) teve uma nota de corte de 795,24. Localizado na cidade de Passos, também em Minas Gerais, o ingresso para a instituição também pode ser realizado a partir de vestibular próprio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ
Os dois campi com curso de medicina da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), em Minas Gerais, entram na lista das menores mensalidades. O curso de medicina da instituição é ofertado nas cidades de São João Del Rei e Divinopólis. Veja as notas de corte de cada um:
- Campus Divinopólis – 795,86
- Campus São João Del Rei – 796,09
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é reconhecida por seu curso de Medicina voltada à formação humanizada. Localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a nota de corte do curso de medicina da instituição no Sisu 2024 foi de 797,25.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS – UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, é conhecida por integrar ensino de qualidade e pesquisa de ponta. O curso de Medicina enfatiza a atuação em saúde coletiva, com forte abordagem prática desde os primeiros períodos. A nota de corte é 797,9.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM
Localizada na cidade de Diamantina, em Minas Gerais, o curso de medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) teve nota de corte de 800,73 na edição do Sisu 2024. A UFVJM combina ensino teórico e práticas voltadas às necessidades regionais de saúde.
Minas Gerais lidera a lista
O estado de Minas Gerais possui a maior extensão territorial da região Sudeste. Além disso, também se destaca pelo número expressivo de universidades. Não é surpresa, portanto, que o estado concentre as menores notas de corte para Medicina na região, conforme observado na edição de 2024 do Sisu.
Embora essa realidade possa sofrer alterações no Sisu 2025, é pouco provável que ocorram mudanças significativas, pois as notas de corte apresentam variações sutis entre uma edição e outra.
Veja as notas de corte das outras regiões brasileiras: