publicidade

Sisu 2026: Confira as notas de corte em Medicina no Centro-Oeste

Compartilhar:

notas de corte centro-oeste
Confira a lista completa das menores notas de corte para medicina na região Centro-Oeste e aumente suas chances de aprovação no SISU.

Compartilhar:

Para quem sonha com Medicina e planeja utilizar a nota do Enem no Sisu, o Centro-Oeste oferece um cenário diversificado, com instituições que vão do coração do Pantanal ao Distrito Federal. Analisar as notas de corte dos anos anteriores do Sisu é uma estratégia para aumentar as chances de aprovação.

As notas de corte para sofrem pouca variação no Sisu, por isso, estar atento as estratégias é um passo fundamental para a aprovação.

Confira as notas de corte para Medicina na Região Centro-Oeste

1. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Com campus em Cáceres, a UNEMAT Carlos Alberto Reyes Maldonado registrou a menor pontuação desta lista, com 778,01 pontos. É uma excelente opção para quem busca focar no estado do Mato Grosso.

2. Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Localizada em uma importante região industrial de Goiás, a UFCAT apresentou uma nota de corte de 786,50, consolidando-se como uma alternativa competitiva para candidatos do interior goiano.

3. Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Ainda em Goiás, a UFJ registrou a marca de 784,89. A instituição tem atraído cada vez mais alunos devido ao crescimento do polo universitário da cidade.

4. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Três Lagoas)

No campus de Três Lagoas, na divisa com o estado de São Paulo, a UFMS teve nota de corte de 785,70, sendo um ponto estratégico para estudantes de diferentes regiões.

5. Universidade Federal do Distrito Federal (UnDF)

Estreando no cenário nacional, a UnDF em Brasília registrou 788,55 pontos, oferecendo uma nova frente de acesso ao curso de Medicina na capital do país.

6. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT – Sinop)

O campus da UFMT em Sinop, importante polo do agronegócio, fechou sua nota de corte em 789,58.

7. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT – Cuiabá)

Na sede da capital, a UFMT exigiu uma pontuação um pouco maior dos seus ingressantes: 792,66 pontos.

8. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campo Grande)

Em Campo Grande, o curso de Medicina da UFMS atingiu a marca de 789,21, refletindo a alta procura pelo campus central da instituição.

9. Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

A UFGD, referência em ensino e pesquisa no Mato Grosso do Sul, apresentou nota de corte de 796,40.

10. Universidade Federal de Goiás (UFG)

A UFG, em Goiânia, tradicionalmente uma das mais disputadas do país, fechou a lista das federais com 798,15 pontos.

11. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS – Campo Grande)

A unidade de Campo Grande da UEMS registrou a pontuação mais elevada deste grupo, chegando a 818,14.

Confira as notas de corte das outras regiões brasileiras:

Menores notas de corte em Medicina no Nordeste

Notas de corte para Medicina no Centro-Oeste

Medicina no Sudeste: as menores notas de corte

O que você precisa saber sobre a nota de corte

As notas de corte são um indicador dinâmico e, quando analisamos as notas de corte do SISU para Medicina na região Centro-Oeste, elas representam a pontuação do candidato que ocupa a última vaga disponível em cada curso.

Dessa forma, se uma universidade oferece 40 vagas para Medicina, a nota de corte será a pontuação alcançada pelo 40º colocado na classificação.

É importante lembrar que, durante o período de inscrição do Sisu, esse número sofre alterações diárias conforme novos estudantes entram ou saem da disputa por aquela instituição específica. Por isso, utilizar a nota do ano anterior como referência ajuda a balizar a escolha, mas o monitoramento em tempo real durante o sistema aberto é indispensável para o sucesso.

As notas são definidas pelos pesos de cada instituição

As variações entre as notas de corte não acontecem apenas por concorrência: cada universidade tem um peso diferente.

As notas de corte são um indicador dinâmico e, no caso das notas de corte do SISU para Medicina no Centro-Oeste, representam a pontuação do candidato que ocupa a última vaga disponível no processo seletivo. Assim, se uma universidade oferece 40 vagas para Medicina, a nota de corte corresponderá à nota obtida pelo 40º colocado na classificação.

Cada curso determina quais áreas do Enem têm maior relevância na formação médica — e isso altera a classificação. Instituições que valorizam Ciências da Natureza ou Redação, por exemplo, podem elevar (ou reduzir) drasticamente sua média ponderada.

📌 Em um curso que prioriza Natureza, o candidato com melhor desempenho nessa área sobe no ranking. Em outro que valoriza mais Redação, o cenário pode se inverter.


No MEM Entrevista, a Sabrina Oliveira, a Sassá do VemMed, explica como funcionam os pesos para Medicina no SISU, além de explicar a melhor estratégia para conseguir a aprovação em Medicina.

Assista ao episódio completo:

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos conteúdos no Youtube

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.