publicidade

Ministério da Saúde prorroga prazo para adesão do Mais Médicos Especialistas

Compartilhar:

Gestores terão até o dia 11 de julho para aderir ao projeto, cujo objetivo central é reduzir o tempo de espera no SUS.

Compartilhar:

O prazo para estados, municípios e Distrito Federal aderirem ao edital do Mais Médicos Especialistas foi prorrogado até o dia 11 de julho. Inicialmente, a data para manifestar interesse ao projeto era até está segunda-feira (30). A medida faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a pasta, os gestores interessados precisam informar as condições necessárias de infraestrutura: como equipamentos, salas de atendimento, insumos e medicamentos, além da quantidade de vagas disponíveis. O resultado final está previsto para o dia 16 de julho.

Os profissionais médicos especialistas que forem selecionados irão comportar as equipes nas linhas de cuidado, redes temáticas e políticas prioritárias da atenção especializada à saúde.

Após esse mapeamento, a próxima etapa é a abertura de inscrições para profissionais que já são especialistas atuarem em hospitais regionais, policlínicas e ambulatórios prioritários para o SUS. Serão ofertadas 500 bolsas de educação pelo trabalho para médicos certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB).

As vagas serão alinhadas com as seis áreas prioritárias do Agora Tem Especialistas: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

Esses médicos especialistas vão poder atuar no SUS com a mentoria de profissionais de instituições de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Essas instituições são como polos formadores, oferecendo suporte técnico, imersões presenciais, mentoria e acompanhamento pedagógico. 

Leia também:

Agora Tem Especialistas: Estados já podem aderir ao programa

Governo lança programa que permite troca de dívidas por atendimento especializado no SUS

O que é o Proadi-SUS?

O Proadi-SUS é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer o SUS por meio de uma parceria estratégica entre o Ministério da Saúde e hospitais filantrópicos de reconhecida excelência no país. Essa ação incentiva a troca de conhecimento e o investimento em projetos de pesquisa, inovação, educação e gestão, permitindo que o SUS ofereça serviços de saúde cada vez mais qualificados e acessíveis à população.

Para participar do Proadi-SUS, a entidade precisa passar por um processo de reconhecimento pelo Ministério da Saúde. Esse reconhecimento atesta a sua capacidade em desenvolver projetos de alta qualidade na área da saúde e alinhados aos objetivos do programa.

Os profissionais médicos especialistas vão ser selecionados para comportar as equipes nas linhas de cuidado, redes temáticas e políticas prioritárias da atenção especializada à saúde.

Meu SUS Digital

Através do Meu SUS Digital, a comunicação com os pacientes ganhará novas funcionalidades. O aplicativo emitirá alertas por mensagens e via push para comunicar ao usuário sobre o agendamento e o atendimento de consultas,exames, cirurgias e tratamentos. Além disso, o SUS também fará contato com avisos por WhatsApp e SMS.

Confira as últimas notícias sobre o mundo da medicina

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.