O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou duas possíveis mudanças para a edição do Enem de 2025. A informação foi dada durante a coletiva de imprensa que analisou o balanço preliminar do Enem 2024 no último domingo (10), logo após a prova de Ciências da Natureza e Matemática.
De acordo com o ministro, a primeira mudança seria voltar a utilizar o Enem como prova para certificação do Ensino Médio para estudantes acima de 18 anos. Além disso, o Inep também estuda medidas para que o Enem substitua a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizada para avaliar a qualidade da educação de jopvens do último ano do ensino médio. “Estamos estudando a possibilidade de a prova do Enem para o estudante do 3º ano do Ensino Médio já servir como a prova do Saeb”, afirmou o ministro.
O debate sobre o Enem e o Saeb já acontece entre os secretários estaduais de Educação. De acordo com o ministro, para os gestores, a possibilidade de substituir o Saeb pelo Enem estimularia uma preparação mais direcionada dos estudantes.
Novo Ensino Médio
O Enem também deve passar por uma transformação nos próximos anos para acompanhar as mudanças do Novo Ensino Médio, que altera o currículo escolar brasileiro. O MEC terá que decidir se o Enem cobrará a formação geral básica (parte do currículo igual para todos) ou também levará em conta os itinerários formativos (parte das disciplinas em que os alunos escolhem se aprofundar).
Camilo Santana defendeu que só a primeira parte, que corresponde a 80% das aulas, entre na prova. “Vamos abrir (a discussão) com as redes e especialistas, mas defendo que a formação geral básica seja o que deve ser cobrado na prova do Enem. Ela é mais justa para todos os jovens brasileiros e todos que participaram da prova”, alegou.
Confira as últimas notícias sobre o Enem 2024:
- Ministro da Educação declara antecipação na divulgação do gabarito do Enem 2024
- Questão de física do Enem 2024 tem possibilidade de anulação
- Candidatos podem solicitar reaplicação do Enem 2024 a partir desta segunda, 11
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Calendário Enem 2024
- Provas: 03 e 10/11
- Gabaritos: 20/11
- Reaplicação das provas do Enem 2024: 10 e 11/12
- Resultado: 13/01/2025
Fique por dentro das principais notícias do mundo da medicina: