Com um total de 5 milhões de inscritos, a edição de 2024 do Enem aconteceu em nos dias 3 e 10 de novembro. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cerca de 30% não compareceram para realização do exame do segundo dia de aplicação, candidatos reclamaram acerca do nível de dificuldade da prova. Neste texto, entenda como o nível de dificuldade no Enem 2024 influencia diretamente as notas de corte para o curso de Medicina no Sisu.
O nível de dificuldade da prova do Enem tem um impacto direto nas notas de corte dos cursos, como no Sisu. Isso ocorre devido ao sistema de cálculo de pontuação baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI ajusta as pontuações conforme a dificuldade das questões, o que acaba influenciando a distribuição das notas dos candidatos e, por consequência, as notas de corte do SISU.
Para entender
Isso significa que, quando uma prova é mais difícil, a maioria dos candidatos tende a acertar menos questões, o que leva a uma média geral de pontuação mais baixa. Ou seja, a TRI valoriza mais as questões acertadas em uma prova difícil, mas mesmo assim, em uma distribuição geral, as notas acabam ficando mais baixas.
Como resultado, as notas de corte no SISU tendem a cair, pois menos candidatos inscritos no programa alcançam as notas mais altas necessárias para os cursos mais concorridos. Além disso, a nota também é influenciada pela oferta de vagas e pelo número de candidatos. Mesmo em um ano com prova difícil, se a concorrência for muito alta para um curso específico, as notas de corte podem permanecer elevadas.
Provas mais fáceis e notas de corte mais altas
Por outro lado, quando a prova é considerada fácil, muitos candidatos acertam mais questões, resultando em uma média geral mais alta. Assim, a TRI ajusta as pontuações para evitar que candidatos com acertos “suspeitos” (como acertos de questões difíceis e erros de fáceis) sejam beneficiados.
No entanto, isso gera uma pontuação geral mais alta. Ou seja, com mais candidatos tirando notas altas, as notas de corte no SISU também tendem a subir, especialmente nos cursos de maior concorrência, como Medicina.
Na Medicina, como a nota influencia?
Em uma prova com alto nível de dificuldade, como a de Ciências da Natureza, a nota de corte para os cursos que dão mais peso a essa área pode diminuir, pois poucos candidatos terão pontuação alta nessa matéria. Para os cursos que exigem um bom desempenho nesta área, como Medicina, isso pode facilitar o acesso com uma nota um pouco mais baixa do que em anos anteriores.
Em outras áreas de conhecimento, por exemplo, como uma prova de Matemática fácil, a nota de corte para cursos como Engenharia e Física tende a subir, pois muitos candidatos conseguem pontuar mais alto nessa área.
Professores analisam as provas da edição do Enem 2024
Na análise das provas do segundo dia do Enem 2024, com disciplinas de peso para Medicina, os professores da PasseiMed avaliaram o nível de dificuldade como médio a fácil. Segundo Rígel Rabelo, professor de Matemática, o exame seguiu o padrão dos anos anteriores. “A prova de Matemática foi previsível, com a quantidade de questões por assunto se mantendo dentro do esperado para esta edição“, afirmou.
Já a professora de Biologia, Janaína Gentil, destacou algumas mudanças na prova de Ciências da Natureza, mas com um bom nível de dificuldade. “Comparado ao Enem do ano passado, o exame deste ano foi bem mais acessível, com temas recorrentes. No entanto, surpreendeu a ausência de questões de Botânica, um conteúdo que tradicionalmente aparece. Em contrapartida, foram incluídos tópicos menos frequentes, como Zoologia, mas abordados de maneira simplificada“, comentou Janaína.
- Confira a análise completa dos professores:
Reveja análise do segundo dia do Enem 2024 com os professores da PasseiMed
Candidatos demonstram insatisfação com a prova: ‘desproporcional ao ensino médio’, diz participante
Todo ano, as provas do Enem geram repercussão, e a edição de 2024 não foi diferente. Participantes de todo o Brasil foram às redes sociais para expressar sua insatisfação com as provas do segundo dia, consideradas as mais dificeis da edição.
Após uma redação que animou os participantes, com um tema acessível e que permitia uma ampla variedade de argumentos, o segundo dia de provas, trouxe questões de Biologia, Física, Química e Matemática, o que provocou uma onda de críticas e memes nas redes sociais.
No perfil do Inep no Instagram, muitos estudantes desabafaram sobre a dificuldade. Em uma publicação sobre o segundo dia do exame, comentários apontavam que as questões exigiam um nível de conhecimento avançado, considerado de nível superior. Um dos comentários mais curtidos exemplifica a insatisfação: “Saudades de quando o Enem avaliava o conhecimento do Ensino Médio; agora parece teste de graduação“, comenta a usuária.
Confira alguns dos comentários de participantes sobre o segundo dia do Enem 2024:
Enem x Ensino Público
Candidatos também levantaram questionamentos sobre a compatibilidade do formato da prova com a realidade do ensino público no Brasil. Em um dos comentários, um usuário comenta que o Enem não reflete adequadamente o conteúdo e a metodologia ensinados nas escolas públicas. Destacando a disparidade entre o exame e a preparação oferecida na rede pública de ensino.
Fique por dentro das principais notícias do mundo da medicina:
- Ausência de negros na Medicina é um desafio para o Brasilpor Leila Lima
- As mensalidades de medicina mais baratas do Sudeste para 2025por Melhores Escolas Médicas
- Confira as menores notas de corte em Medicina no Nordestepor Karla Thyale Mota
- Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024; confirapor Karla Thyale Mota