Enem 2020: o que você precisa saber sobre as provas

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Falta apenas 15 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020! As provas impressas serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro de 2021, já a versão digital será realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Aproximadamente 5,7 milhões de participantes são esperados para as provas.

Os estudantes aguardam a divulgação do cartão com os locais de prova do Enem 2020, informações que devem ser liberadas nos próximos dias. Em um cenário de pandemia e necessidade de evitar aglomerações, houve ampliação na quantidade de lugares de aplicação e implantação de medidas preventivas contra a Covid-19.

Os estudantes aguardam a divulgação do cartão com os locais de prova do Enem 2020, informações que devem ser liberadas nos próximos dias. Em um cenário de pandemia e necessidade de evitar aglomerações, houve ampliação na quantidade de lugares de aplicação e implantação de medidas preventivas contra a Covid-19.

As 11,4 milhões de provas já começaram a ser enviadas para os estados brasileiros e o Distrito Federal. O exame será realizado em 205 mil salas em 14 mil pontos de aplicação em todo o país.

Como serão as provas?

As provas do Enem 2020 continuam com o mesmo formato adotado desde sua reformulação, em 2009. São 45 questões objetivas de cada área do conhecimento, totalizando 180 perguntas, além de uma redação.

  • 1º dia do Enem: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas
  • 2º dia do Enem: 45 perguntas de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática

Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, com o exame começando às 13h30 (horário de Brasília). O intervalo entre a entrada dos participantes e o início das provas é para medidas de higienização e procedimentos de segurança.

Veja também: Como será o Enem Digital

Os participantes deverão levar para as provas o documento de identidade e caneta de tinta preta. Também é recomendável levar o cartão de inscrição para ajudar na identificação da sala de prova.

Medidas contra a Covid-19

Todas as pessoas que estiverem nos locais de prova terão que usar máscaras que cubram nariz e boca, incluindo os acompanhantes das mães que estiverem amamentando.

Haverá higienização das mãos com álcool gel em alguns momentos, como na entrada e saída de banheiros. Os participantes terão também que respeitar o distanciamento mínimo exigido para diminuir as chances de contágio.

De acordo com o Inep, pessoas do grupo de risco farão as provas em salas especiais, locais com lotação máxima de 12 participantes. Pertencem ao grupo: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas.

Pessoas que estiverem com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nos dias do Enem 2020 poderão solicitar a reaplicação do exame. Estão no grupo de doenças: coqueluche, doença meningocócica, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O adiamento do Enem 2020

Inicialmente previsto para novembro de 2020, o Enem 2020 foi adiado para 2021 por causa da pandemia de Covid-19. A necessidade de distanciamento social gerou o fechamento de escolas em todo o país, o que pode ter resultado em maior desigualdade na preparação dos estudantes, levando em consideração as diferentes realidades sociais dos participantes.

A organização do exame chegou a manter o calendário original do Enem 2020, mas professores, pais, alunos e juristas se manifestaram contra a decisão e insistiram em uma mudança no cronograma. Uma pesquisa foi realizada com os inscritos e, apesar de escolherem que as provas fossem aplicadas em maio de 2021, o Inep optou por janeiro.

Com as provas adiadas, o resultado do Enem 2020 deixará de sair em janeiro e deve ser divulgado em março. O adiamento gerou a postergação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 para abril, o que acarretou na desistência do uso das notas do Enem por algumas universidades.

O próprio Ministério da Educação (MEC) optou por não alterar o calendário do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1, confirmando-os para janeiro de 2021. Para isso, a nota do Enem 2020 não será utilizada e os candidatos serão selecionados por edições anteriores.

Veja também: Edital do ProUni 2021/1 é divulgado

 

Fonte: Brasil Escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?