A Alexa imitando vozes de pessoas mortas?

Compartilhar:

Alexa imitando vozes

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

“Alexa, ligue a luz!”. A tecnologia da Amazon nitidamente facilitou a vida das pessoas e deu uma cara mais sci-fi ao cotidiano. Um comando de voz e o que você precisa é atendido. Por pouco não podemos chamar a Alexa de gênio da lâmpada. Mas e se eu disser que a Alexa daqui a pouco vai estar imitando vozes? Tem mais… e seu eu disser que daqui a pouco ela vai estar imitando vozes de pessoas que já morreram?

 

Vamos te explicar

O vice-presidente sênior da Amazon e cientista-chefe da inteligência artificial da Alexa, Rohit Prasad, apresentou uma nova função experimental da assistente virtual. A imitação de voz de pessoas mortas. O objetivo dessa nova função é tentar diminuir a dor do luto e fazer com que as pessoas queridas ainda continuem fazendo parte da nossa vida. A tecnologia com certeza deixou algumas pessoas de queixo caído.

A tecnologia ainda não tem data de lançamento.

 

E como foi a apresentação?

Durante a apresentação da Amazon no evento anual, MARS, Rohit Prasad divulgou a nova tecnologia em progresso. Prasad apresentou um vídeo onde um garoto pede a Alexa para que sua avó, já falecida, termine de ler um livro. A Alexa consente e pronto… A “avó” do garoto está lendo de forma humanizada. E o que tem demais nisso? Só foi necessário 1 MINUTO DE ÁUDIO da avó para isso.

 

Confira:

 

Bot de inteligência artificial adquire consciência

 

De acordo com Rohit a tecnologia utiliza a conversão de voz e não a geração de voz para conseguir transmitir a voz de alguém. A Alexa já havia utilizado a voz de alguns artistas, mas para isso eram necessárias horas e mais horas de gravações em estúdios.

“Estamos inquestionavelmente vivendo no era de ouro da IA (Inteligência Artificial), onde nossos sonhos e ficção científica se tornam uma realidade. Estou otimista nesse ambiente… Inteligência habilitada por meio de avanços em IA generalizável enriquecerá a vida cotidiana de todos em todos os lugares. Obrigado.” finalizou o cientista-chefe.

 

Parece que estamos chegando em um nível Black Mirror, não é mesmo? Mas essa tecnologia gera muitas discussões interessantes. Me acompanhe.

 

A principal preocupação é a utilização desse recurso para a disseminação de Fake News. Hoje em dia é relativamente fácil distorcer informações e produzir conteúdos falsos que promovem a desinformação. Tecnologias como o Deep Fake já são utilizadas para criar conteúdos falsos e até se passarem por outras pessoas.

Um cidadão se passou pelo prefeito de Kiev em uma conferência oficial. Confira→

 

O Deep Faker utiliza uma subclassificação de Inteligência Artificial chamada de deep learning. Essa inteligência coleta dados e algoritmos para criar padrões. Basicamente ele aprende, com base no conteúdo, a imitar gestos e trejeitos de uma pessoa.

 

O próprio criador do Facebook, Mark Zuckerberg, foi vítima do Deep Faker:

 

Imagine essa tecnologia atrelada ao novo recurso da Amazon? Certamente seria mais difícil identificar um conteúdo original e um conteúdo alterado.

 

Por trás do meme: Ratanabá X Fake News

 

Momento Black Mirror

Para não dizer que a vida não imita a arte, uma tecnologia como essa já foi apresentada em um episódio da série Black Mirror. O episódio em questão é o “Be Right Back” – Episodio 1 / 2° temporada. Neste episódio, Ash sofre um acidente fatal e sua esposa é apresentada a um software que permite que ela se comunique com o falecido. O Software coleta dados de conversas e vídeos/áudios para replicar o comportamento de Ash. Vimos isso em algum lugar, não foi?

 

be right back black mirror

Será que veremos a Alexa imitando vozes ainda esse ano?

 

Confira outros conteúdos que podem te interessar:

Classificação Internacional de Doenças. Conheça a CID

Maior bactéria do mundo é descoberta e surpreende cientistas

Neuralink e a medicina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?