A nova radiologia pós-pandêmica

Compartilhar:

radiologia

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O recente boom da inteligencia artificial, ou IA para os intimos, vem trazendo mudanças significativas para os dias do ser humano, inclusive no avanço do acesso à informação e agora atrelado a revolução digital da radiologia.

A transformação digital e considerada por muitos como uma oportunidade, e por aqui não iremos discordar disso, até por que no dia a dia, ela é encarada com um certo medo, aquele famoso “medo do novo”. Quanto a medicina, essa era digital revolucionou a radiologia, já que ocorre uma alta aptdão à adotar novas tecnologias com frequência.

O virtual trouxe a oportunidade de aprimoramento dos elos da cadeia de ensino médico. Quebramos barreiras geográficas e estamos mais inclusivos. Afinal, nem todos teriam acesso a um aprendizado de qualidade num país com as dimensões do Brasil. Hoje, mesmo em um lugar com radiologia analógica, é possível levar o conhecimento apenas com um ponto de internet.

O futuro das tecnologias no universo médico

Entrando um pouco mais nas novas metodologias de ensino, o virtual é o terreno ideal para o funcionamento dos quatro pilares de engajamento no ensino – Struggle, Structure, Systemize e Syntesize (Enfrentar, Estruturar, Sistematizar e Sintetizar) – manejados de forma assíncrona ou síncrona.

O instrutor pode disponibilizar uma aula pré-gravada para o aluno assistir, depois dar um caso para a interação e o desafio mental, para que estruture as ideias e as transcreva no relatório de forma sintética e, em seguida, ter uma discussão com ele sobre o processo de diagnóstico. Esse ensino assíncrono é muito mais fácil no mundo virtual do que no real.

Até em residência, essa metodologia vitualizada tambem já foi adotada, o que pode assustar alguns ao se perguntar como um medico pode se relacionar ao mundo online. As dúvidas e as dificuldades são essenciais no processo de aprendizagem, e não devem ser encaradas com medo ou receio, já que nesse processo tanto os residentes quantos os professores têm acesso a informações sobre desempenho, evolução e tempo de estudo, e certamente ajudam quando o ensino à distância se faz necessário.

Vídeo: Tudo sobre tecnologia na medicina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?