Cadernos de provas do Enem já estão prontos!

Cadernos de provas do Enem

Nesta semana, os cadernos de provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, depois de montados e com suas midias digitais já formadas, foram enviados para a gráfica, segundo Carlos Moreno, presidente do Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em entrevista dada ao programa de radio “A voz do Brasil”.

Ao instigar sobre os cadernos de provas, o presidente do Inep também relembrou a todos as datas das provas do Enem que acontecerão em 13 e 20 de novembro para os inscritos em geral e 10 e 11 de janeiro para aqueles que possuem liberdade privada.

Novidades nesta edição

Nessa edição de 2022, tanto o formato impresso quanto o digital serão realizados no mesmo dia com os mesmos cadernos de provas do Enem e o mesmo tema da redação. Como já comentamos aqui no portal, uma das mudanças deste ano é a possibilidade dos candidatos apresentarem documentos digitais nos dias da prova, são eles:

• E-Titulo
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • RG Digital

Vale ressaltar que esses documentos serão aceitos apenas nos seus respectivos aplicativos, ou seja, sem prints de tela.

Material gratuito: ” a 100 dias do Enem”

Assim como nos dois ultimos anos, os protocolos contra o covid-19 continuam em vigor. Dentre eles:

• Alocação de estudantes com distanciamento necessario em sala
  • Uso de máscara por parte dos aplicadores, fiscais e coordenadores
  • Higienização périodica do ambientes

Carlos Moreno também recomendou que cada um dos participantes levem seu próprio kit de proteção.

É importante que todos os alunos fiquem atentos a todos os pontos do Enem, já que esse processo é a grande porta de entrada para varios outros programas, como o Fundo de Financiamento da Educação (Fies), o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Lei de Cotas e além de outros vestibulares que utilizam a nota do Enem para adimissão do aluno.

A entrevista com Carlos Moreno, onde ele aborda os assuntos acima, pode ser conferida aqui: