Como estudar sozinho? Confira as melhores formas!

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Para muitos estudantes, estudar sozinho é sinônimo de improdutividade. Alguns conseguem absorver mais conteúdo quando é passado por alguém (um professor ou orientador) ou quando esse assunto é discutido (com colegas de sala). E assim, sempre fica aquela pergunta: como estudar para medicina sozinho?

Contudo, não é a todo momento que essas pessoas estão disponíveis para trocar informações e construírem um debate. Por isso, é importante buscar a produtividade e assimilação mesmo estando sozinho.

Com a chegada da pandemia, para muitos jovens esse foi um dos maiores desafios. Mas, o ser humano é uma criatura adaptável, logo, é preciso encontrar caminhos para fazer dessa uma chance para melhorar nesse quesito, ou o estudo ficará prejudicado por conta dessa dificuldade.

Continue nesse post, pegue papel e caneta e veja algumas dicas infalíveis para quem quer começar a estudar sozinho!

Vantagens de estudar sozinho

Sim, há vantagens em estudar sozinho. Quando você se propuser a realizar esse ato, verá que também pode ser uma ótima forma de conseguir melhorar seus resultados. Isso porque você:

  • Cria um ritmo próprio para estudo;
  • Evitar conversas paralelas que possam te distrair;
  • Escolhe os assuntos que precisa ficar, sem depender da demanda alheia;
  • Consegue encontrar um método que melhor atende às suas necessidades.

 

Estudar sozinho significa caminhar para melhor o desempenho ao ler, interpretar e assimilar de maneira eficaz o que está tendo como conteúdo. Pode ser um processo enriquecedor e de autoconhecimento para você. 

Como estudar sozinho

O primeiro passo é começar! Mesmo com certa dificuldade para realizar essa ação, procrastinar só fará com que isso pareça uma tarefa mais difícil do que parece. Comece aos poucos, buscando entender qual metodologia se encaixa com suas necessidades e qual o melhor jeito de estudar.

É importante também ter disciplina para continuar mesmo nos dias que não há tanta disposição. Estando sozinho, o maior desafio é conseguir manter uma rotina, já que como não há ninguém para fazer essa cobrança, você se sente mais confortável em adiar a responsabilidade.

 

Read Texas Am GIF by Texas A&M University

 

Mas não caia nessa! Saiba estabelecer metas e o mais importante: entender que o estudo é para você, não para os outros. Sendo assim, faça esse esforço pensando nos frutos que irá colher com esse estudo.

Veja também:

Saiba estabelecer prioridades

Para ser produtivo, é preciso primeiro organizar o que é prioridade para a sua pauta, o que deve ser revisado e o que se tem mais dificuldade. depois de elencar conforme essa indicação, o ideal é iniciar com aqueles assuntos/matérias que demandam mais tempo, concentração e um maior foco para assimilação. 

Em seguida, passe para aqueles que devem ser vistos enquanto o assunto está fresco na sua memória, seguido por aqueles que você já entendeu, mas quer apenas revisar realizando alguma atividade.

Utilize a tecnologia a seu favor

Celulares e computadores, quando bem utilizados, podem ser um grande aliado para o estudante. São formas de buscar conteúdos complementares e acessar grupos de estudo online para tirar dúvidas em comum e procurar outras maneiras de ver uma explicação/resolução.

 

Mas cuidado para que esse não se torne um problema! Se possível, desative as notificações e deixe em foco apenas o que pode te ajudar na hora de estudar, assim, o resultado será proveitoso. Não faça da tecnologia o seu carrasco, mas sim um aliado. 

Aplique a técnica pomodoro

A técnica pomodoro é uma forma de organizar por tempo o que será estudado. Funciona da seguinte forma: você determina um tempo para fazer determinada ação sem interrupções. Geralmente é feito em 25 minutos. 

minimal pomodoro GIF by Product Hunt

Depois desse tempo, você determina 5 minutos para relaxar e dar uma pausa rápida. E assim você intercala entre momentos de foco total e momentos de relaxamento. Para muitos, essa é uma forma efetiva de conseguir estudar administrando o tempo.

Construa mapas mentais

Sendo também uma maneira de organizar os estudos, os mapas mentais são utilizados para assimilar determinado conteúdo, realizando uma ordenação por meio de tópicos e imagens. Para muitas pessoas, visualizar por meio de marcadores, setas e frases em destaque é a melhor maneira para processar uma informação e conseguir entender o que está sendo passado. 

 

Que tal tentar? No nosso site você consegue encontrar mapas mentais para auxiliar nos seus estudos, não perca essa chance!

Crie uma rotina de estudos

Sabendo que é primordial criar o hábito de estudar, por último mas não menos relevante, a dica é: construa uma rotina de estudos, separe horas do seu dia para realizar essa tarefa e cumpra suas metas diárias! Ao criar essa rotina, seu corpo e cérebro entenderão que por um certo período, você deve voltar sua atenção ao estudo, evitando e diminuindo a procrastinação.

 

Além disso, assim você não deixa os assuntos acumularem e consegue estar em dia com suas obrigações.

Você está pronto para começar!

Agora que você já sabe qual a melhor forma de estudar sozinho e conhecer técnicas que vão possibilitar uma melhor assimilação do conteúdo que está sendo visto, chegou a hora de tirar do papel e colocar as dicas em prática no seu dia a dia!

A procrastinação e a inércia são os maiores inimigos de qualquer estudante, posto isto, busque começar em um horário que você sabe que será mais produtivo, de acordo com experiências anteriores. Alguns estudantes preferem a madrugada, pois se concentram melhor com a casa em calmaria. Outros, optam por acordar cedo e já colocar os assuntos em dia. 

Vivica A Fox Lets Do This GIF by Face The Truth

Seja qual for sua escolha, o importante é fazer com organização e foco, para que o momento de aprendizado seja produtivo e satisfatório.

Se você está estudando para o vestibular em Medicina, calma aí! Temos alguns mimos especiais para simplificar e aprimorar seus estudos. Confere no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?