Competência 3 e 4: O ponto chave para nota 1000

Compartilhar:

Competência

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O padrão de redação conta com 5 competências cheias de teorias, as quais o candidato deve estar atento se quiser tirar uma boa nota ou passar no curso desejado, no caso do Medaholic, em Medicina. Como já falamos sobre as competências 1 e a 2, hoje é dia de aprender a arrasar na competência 3 e 4, para isso é preciso ficar de olho em algumas regras específicas como:

  • Desenvolver as problemáticas;
  • Apresentar um bom projeto de texto;
  • Evitar lacunas ao longo da sua redação.

Se você ficou se perguntando o que significa cada coisa, antes de mais nada, fique tranquilo, porque vou falar, como sempre, de cada uma delas para você de maneira detalhada, afinal, não quero que o mosquito da dúvida fique nos seus ouvidos te incomodando no dia da prova. E aí, topa espantar esse danadinho através das minhas dicas? Então, leia tudo com calma e faça um resuminho das partes que você considera mais importantes.

Desenvolvendo as problemáticas segundo a Competência 3

Se você chegou até a competência 3, presumo que já deva estar com as regras das competências que a antecedem na ponta da língua e no meio do cérebro, né?

A questão aqui é a seguinte, na competência 2 você aprendeu que devemos respeitar a estrutura textual de uma dissertação-argumentativa, ou seja, separar em parágrafos a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, dentro dessa estrutura deve haver argumentos que demonstrem sua opinião sobre o tema e não apenas argumentos expositivos(informativos).

Assim, na introdução indica-se que o candidato aponte duas problemáticas e desenvolva cada uma delas em seus desenvolvimentos através de argumentos claros. As problemáticas nada mais são do que as causas daquele tema, ou seja, quando você terminar de ler o tema vai refletir o porquê daquela questão social ainda existir, depois disso, nos desenvolvimentos, você vai comprovar que estas causas realmente acontecem, se você fizer isso, suas problemáticas estarão desenvolvidas. Uma ótima forma de  fazer esta comprovação é através do uso de referências válidas, o famoso repertório sociocultural. Dá uma olhada em algumas dicas que dou sobre isso:

Pode mentir na redação?

  • Apresentar um bom projeto de textos

O melhor exemplo para que você entenda esta regra é o seguinte: o seu dia a dia. Desde já prometo que dá certo! Toda vez que a gente vai expor nossa opinião, precisamos achar as melhores palavras para convencer o outro, não é mesmo? Ao fazer o projeto de texto você vai se valer da mesma coisa: vai precisar selecionar os argumentos, depois organizá-los relacionando uns com os outros, e para fazer tudo isso vai precisar usar dos seus conhecimentos de interpretação, afinal é preciso usar apenas os que fazem sentido.  

  • Evitar lacunas 

Sabe quando você usa o “etc.” ou palavras que generalizam características ou coisas?

Não use na redação, sempre que for exemplificar algo ou apontar uma numeração/contagem, opte por descrever o todo ou você vai ser penalizado na competência 3 por ter deixado lacunas na argumentação. Veja os exemplos a seguir:

frases com lacunas:

1- “Estudos afirmam que a renda anual vinda do narcotráfico corresponde a mais ou menos  8% do comércio internacional”;

2- “A Bolívia e outros países produzem toneladas de cocaína por ano”;

3- “Gosto de maçã, melão, melancia, laranja, limão e etc.”

Frases sem lacunas:

1- “A ONU afirma que a renda anual vinda do narcotráfico corresponde a mais ou menos  8% do comércio internacional”

2- “Segundo o site da Melhores Escolas Médicas, países como a Bolívia, Colômbia e o Peru produzem toneladas de cocaína por ano”;

3- “Gosto de diversas frutas como maçã, melão, melancia, laranja, limão”.

Conseguiu ver a diferença? Ela é nítida!


A Competência 4 está diretamente relacionada à coesão textual da redação, ou seja, o corretor irá avaliar como você ligou as frases, orações, os períodos e parágrafos através de conectivos. Assim, para se dar muito bem e conseguir atingir nota máxima, os 200 pontos, você vai precisa cuidar da fluidez textual:

Fazendo boas escolhas de conectivos 

Se você já teve a sua redação corrigida por algum corretor e, nas observações da nota da Competência 4, tinha “uso de conectivos indevidos”, você com certeza não fez uma boa ligação de conectivos.

Mas o que seria isso na prática?

Para conseguir relacionar  frases, orações, os períodos e parágrafos é preciso ficar ligado se faz realmente sentido ligá-los através de determinado conectivo. Dá uma olhada nos exemplos abaixo:

Ex. 1 (uso incorreto do conectivo): Maria quer passar em Medicina. Além disso, não estuda da maneira correta.

Ex. 2 (uso correto): Maria quer passar em Medicina. No entanto, não estuda da maneira correta.

Conseguiu perceber a diferença? O “além disso” é uma conjunção aditiva, diferente de “no entanto” que é uma conjunção adversativa.

Evitando repetir termos e conectivos e tire 200 pontos na Competência 4

Ao contrário do que muitos candidatos pensam, o vestibular unit não faz uma conta geral de todos os termos e sai descontando, a não ser que você exagere muito, mas sei que não faz isso. As repetições contadas são aquelas que estão muito próximas e acabam implicando no fluxo textual.

Vamos de exemplo, né?

Ex. 1 (caso de repetição): Maria gosta de frutas e verduras, mas a fruta preferida de Maria é maçã.

Ex. 2 (retomadas sem repetições): Apesar de gostar de frutas e verduras, Maria prefere mais maçã.

Percebeu que no exemplo 2 houve uma retomada das palavras sem precisar repetir?

Em resumo, essa é a ideia: retomar sem repetir.

Mais sobre redação

Fazendo uma boa revisão antes de passar a redação a limpo e arrase na Competência 4

Essa, de longe, é a parte mais importante de todas e você vai saber o porquê. Você já passou por alguma situação em que estava escrevendo e quando leu o texto se deu conta que achava que tinha colocado algo no texto, mas percebeu que não tinha feito?

Às vezes achamos que escrevemos, mas na verdade, só ficou no pensamento, para que você não passe por isso e sua pontuação não seja diminuída, releia a sua redação, inclusive, eu sempre indico que os candidatos façam isso mais de uma vez  e com calma para ter certeza que colocou tudo ali. Ahhhh! É ler antes de passar a limpo, viu?! Afinal de nada vai adiantar achar os erros e não poder corrigi-los.

Usando conectivos entre períodos e parágrafos

É, Medaholic, esta não é uma opção. Você precisa trazer conectivos entre períodos e parágrafos e eles têm que se conectar. Dá uma olhada no segundo parágrafo de desenvolvimento e no de conclusão que selecionei da redação da Alana Miranda, 22 anos, Uberlândia (MG), candidata que tirou 1000 na redação do Enem 2019:

Além disso, uma comunidade que restringe o acesso ao cinema, por meio do custo de ingressos, representa um retrocesso para a coletividade que preza por igualdade. Nesse sentido, na teoria da percepção do estado da sociedade, de Émile Durkheim, sociólogo francês, abrangem-se duas divisões: “normal e patológico”. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe com o seu desenvolvimento, visto que um sistema desigual não favorece o progresso coletivo. Dessa forma, com a disponibilidade de ir ao cinema mediada pelo preço — que não leva em consideração a renda regional —, a democratização torna-se inviável.

Depreende-se, portanto, a relevância da igualdade do acesso ao cinema no Brasil. Para que isso ocorra, é necessário que o Estado proporcione a redução coerente do custo de ingressos por região, junto à difusão da importância da produção cinematográfica no cotidiano, nos meios de comunicação, por meio de anúncios, a fim de colaborar com o acesso igualitário. Ademais, a instituição educacional deve proporcionar aos indivíduos uma educação voltada à democratização coletiva do cinema, como entretenimento destinado às elites, por intermédio de debates e palestras, na área das Ciências Humanas, como forma de esclarecimento populacional. Assim, haverá um ambiente estável que colabore com a acessibilidade geral ao cinema no país.”

Percebeu que todos os parágrafos e períodos foram ligados através de conectivos?

Agora é com você, Medaholic! Que tal começar uma redação e já colocar estas dicas sobre a Competência 4 em prática?

 

E aí, Medaholic, gostou das dicas de hoje? Por fim, agora tenho certeza que você vai arrasar nos vestibulares. Lembrando que as inscrições para o vestibular integrado da Unit já está aberto!

Para se inscrever no vestibular de medicina é só clicar AQUI e conquistar o seu sonho de ser MED!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?