Confira o resultado do Enem 2022

menina com suéter laranja respondendo a uma prova do enem

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem conferir seu desempenho nas provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a publicação dos resultados para esta quinta-feira, 9 de fevereiro, na Página do Participante. A princípio, a divulgação seria na próxima segunda-feira (13). O Enem 2022 foi aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, para mais de 2,3 milhões de pessoas.

Para visualizar as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Notas – Os desempenhos dos participantes do Enem são calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens.

Vale ressaltar que a TRI considera a particularidade de cada item. Dessa forma, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe. Por isso, pode ocorrer de duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova serem avaliadas de forma distintas, a depender de quais itens estão certos e errados, e terem, assim, notas diferentes.

Redação – As redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Espelho – O espelho das redações será disponibilizado em abril, juntamente com o resultado dos treineiros – estudantes que não concluíram o ensino médio e realizaram o Enem para fins de autoavaliação.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o resultado do Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Confira também: Sisu 2023: quantas vagas para medicina?