Saúde Mental: Como controlar a ansiedade antes das provas?

Compartilhar:

saúde mental

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você tá aqui, ou tem o sonho de passar no vestibular ou alguém próximo a você tem esse sonho, certo? Mas a gente sabe que em meio a todo grande sonho, há medo e nervosismo. No fim das contas, é necessário encarar os vestibulares, seja particular ou Enem, fazendo você dedicar bastante do seu tempo. Agora, vem cá! Já parou para pensar em como anda a sua saúde mental?

De olho nesse panorama e com essa dúvida em mente, hoje vamos falar um pouco sobre “como diminuir a ansiedade antes da prova!”, para que todo esse estresse não te prejudique nem nos seus estudos, tampouco o seu desempenho durante a avaliação.

Certamente, se esse for seu caso, então esse post pode, de fato, te ajudar. Confira essas 5 dicas de como manter a calma neste momento tão importante da sua vida.

  •  Verifique o local da prova com antecedência

Às vezes, o nervosismo pode afetar a nossa capacidade de tomar as decisões corretas e, até mesmo, de realizar ações simples de maneira bem-sucedida, como chegar ao seu destino correto.

Para evitar que isso aconteça no dia da prova do Enem ou do vestibular, procure visitar com antecedência a instituição onde realizará o exame. Dessa forma, você conseguirá traçar as melhores rotas da sua casa até o local, diminuindo as chances de se perder no trajeto.

Dicas importantes para não perder o vestibular

  • Aprenda exercícios de respiração para ajudar sua saúde mental

Você sabia que a nossa respiração é influenciada pelas nossas emoções? Já percebeu que nos momentos em que você sente mais nervosismo, o ar entra e sai mais rapidamente, com respirações cada vez mais curtas? Além disso, dá para sentir o estômago ficando mais apertado, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados e pode até rolar aquela tremedeira nas mãos e nas pernas, não é mesmo?

Para começar, quando notar que a ansiedade está aumentando, procure respirar de forma mais tranquila e profunda, colocando a mão sobre o abdômen para sentir a sua movimentação. Depois, tente fazer um exercício de expiração alongada: inspire por 4 segundos pelo nariz e expire pela boca por 8 segundos.

  • Escute uma música relaxante

Ouvir músicas, principalmente aquelas que proporcionam uma maior sensação de relaxamento, é outro truque muito eficiente para saber como diminuir a ansiedade antes da prova. Afinal, trata-se de uma estratégia que ajuda a ocupar a mente com outras coisas.

Antes de chegar o dia da prova, faça uma playlist com trilhas que você gosta e que levantam o ânimo. Assim, você consegue melhorar o humor e diminuir um pouco o nervosismo antes de iniciar o exame.

  • Converse com alguém que possa ajudar a se tranquilizar com sua saúde mental

Conversar com outras pessoas, seja pessoalmente, seja on-line, também tem um bom efeito na diminuição da ansiedade. No entanto, o assunto precisa ser leve para ajudar a tranquilizar.

Por isso, conte com a ajuda de amigos, familiares e pessoas queridas antes de entrar na prova. Peça para que eles conversem com você, ajudando a se distrair e não acumular tensão nas horas anteriores ao início do exame.

  • Confie no seu potencial

Assuma uma postura positiva, lembrando-se de que teve toda a preparação necessária para garantir um bom desempenho e, acima de tudo, que você fez o seu melhor para ir em busca dos seus objetivos. Deixe para pensar nos resultados apenas depois que sair da prova. Assim, é possível evitar que a ansiedade se eleve.

Como visto, ter uma boa preparação antes da prova é a peça-chave para evitar o nervosismo e ter mais confiança na hora de começar o teste. Por esse motivo, comece quanto antes a sua rotina de estudos e se organize para pensar positivo e ir em busca dos seus sonhos. Desse modo, é muito mais fácil confiar no seu potencial e valorizar o seu esforço.

Agora que você já sabe como diminuir a ansiedade antes da prova,  fique atento e lembre-se de que o autocuidado é a principal chave, principalmente na reta final dos vestibulares. Por isso, não perca tempo e comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde mental, fazendo assim suas chances aumentarem na jornada para garantir a tão desejada vaga em medicina.

Este post ajudou você a aumentar a confiança e a diminuir a ansiedade antes da prova? Então, saiba como aproveitar o seu ótimo desempenho no vestibular. Dá uma olhadinha aqui nos nossos conteúdos sobre saúde mental.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?