Saúde Mental: Como controlar a ansiedade antes das provas?

saúde mental

Se você tá aqui, ou tem o sonho de passar no vestibular ou alguém próximo a você tem esse sonho, certo? Mas a gente sabe que em meio a todo grande sonho, há medo e nervosismo. No fim das contas, é necessário encarar os vestibulares, seja particular ou Enem, fazendo você dedicar bastante do seu tempo. Agora, vem cá! Já parou para pensar em como anda a sua saúde mental?

De olho nesse panorama e com essa dúvida em mente, hoje vamos falar um pouco sobre “como diminuir a ansiedade antes da prova!”, para que todo esse estresse não te prejudique nem nos seus estudos, tampouco o seu desempenho durante a avaliação.

Certamente, se esse for seu caso, então esse post pode, de fato, te ajudar. Confira essas 5 dicas de como manter a calma neste momento tão importante da sua vida.

•  Verifique o local da prova com antecedência

Às vezes, o nervosismo pode afetar a nossa capacidade de tomar as decisões corretas e, até mesmo, de realizar ações simples de maneira bem-sucedida, como chegar ao seu destino correto.

Para evitar que isso aconteça no dia da prova do Enem ou do vestibular, procure visitar com antecedência a instituição onde realizará o exame. Dessa forma, você conseguirá traçar as melhores rotas da sua casa até o local, diminuindo as chances de se perder no trajeto.

Dicas importantes para não perder o vestibular

• Aprenda exercícios de respiração para ajudar sua saúde mental

Você sabia que a nossa respiração é influenciada pelas nossas emoções? Já percebeu que nos momentos em que você sente mais nervosismo, o ar entra e sai mais rapidamente, com respirações cada vez mais curtas? Além disso, dá para sentir o estômago ficando mais apertado, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados e pode até rolar aquela tremedeira nas mãos e nas pernas, não é mesmo?

Para começar, quando notar que a ansiedade está aumentando, procure respirar de forma mais tranquila e profunda, colocando a mão sobre o abdômen para sentir a sua movimentação. Depois, tente fazer um exercício de expiração alongada: inspire por 4 segundos pelo nariz e expire pela boca por 8 segundos.

• Escute uma música relaxante

Ouvir músicas, principalmente aquelas que proporcionam uma maior sensação de relaxamento, é outro truque muito eficiente para saber como diminuir a ansiedade antes da prova. Afinal, trata-se de uma estratégia que ajuda a ocupar a mente com outras coisas.

Antes de chegar o dia da prova, faça uma playlist com trilhas que você gosta e que levantam o ânimo. Assim, você consegue melhorar o humor e diminuir um pouco o nervosismo antes de iniciar o exame.

• Converse com alguém que possa ajudar a se tranquilizar com sua saúde mental

Conversar com outras pessoas, seja pessoalmente, seja on-line, também tem um bom efeito na diminuição da ansiedade. No entanto, o assunto precisa ser leve para ajudar a tranquilizar.

Por isso, conte com a ajuda de amigos, familiares e pessoas queridas antes de entrar na prova. Peça para que eles conversem com você, ajudando a se distrair e não acumular tensão nas horas anteriores ao início do exame.

• Confie no seu potencial

Assuma uma postura positiva, lembrando-se de que teve toda a preparação necessária para garantir um bom desempenho e, acima de tudo, que você fez o seu melhor para ir em busca dos seus objetivos. Deixe para pensar nos resultados apenas depois que sair da prova. Assim, é possível evitar que a ansiedade se eleve.

Como visto, ter uma boa preparação antes da prova é a peça-chave para evitar o nervosismo e ter mais confiança na hora de começar o teste. Por esse motivo, comece quanto antes a sua rotina de estudos e se organize para pensar positivo e ir em busca dos seus sonhos. Desse modo, é muito mais fácil confiar no seu potencial e valorizar o seu esforço.

Agora que você já sabe como diminuir a ansiedade antes da prova,  fique atento e lembre-se de que o autocuidado é a principal chave, principalmente na reta final dos vestibulares. Por isso, não perca tempo e comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde mental, fazendo assim suas chances aumentarem na jornada para garantir a tão desejada vaga em medicina.

Este post ajudou você a aumentar a confiança e a diminuir a ansiedade antes da prova? Então, saiba como aproveitar o seu ótimo desempenho no vestibular. Dá uma olhadinha aqui nos nossos conteúdos sobre saúde mental.