Córnea artificial: O fim do teste em animais

Compartilhar:

Córnea artificial

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

A pratica de testes de produtos em animais para garantir a segurança desses cosméticos em humanos ultrapassa os limites da crueldade para fins “maiores”, sendo nos dias atuais algo até mesmo antigo, tendo em vista todo o avanço da medicina e da tecnologia em conjunto.

Aqui no Brasil essa pratica ainda não é proibida em todo território, a não ser em 7 estados brasileiros, são eles: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas, Pará, Minas Gerais e Rio de janeiro. Mesmo ainda restando 20 estados que não proibiram essa pratica, existem métodos tecnológicos que possibilitam que esses testes sejam feitos em partes artificiais do corpo humano feitas em laboratórios, e a novidade mais atual no ramo da tecnologia dentro da medicina é a chegada da Córnea artificial no Brasil, com seu modelo construído a partir de células epiteliais, que crescem em camadas e formam tecido não queratinizado.

Essa nova solução está sendo encabeçada no país pelo Grupo L’Oreal e poderá ser utilizada em laboratório para verificar se novos produtos causam irritação nos olhos, descartando a necessidade de usar animais nos testes. O que ao olhar para os 17 meios alternativos que o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) aprovou, faz bastante sentido, pois um desses 17 impede que a indústria brasileira realize testes em animais enquanto existe outros meios alternativos para a realização do mesmo teste.

Porém, para um bem maior, a intenção é que esse novo método seja espalhado para que atenda outras indústrias, como a de brinquedos, agroquímicos, dispositivos médicos, produtos farmacêuticos e muitas outras. Em nota, o CEO da Epsiskin Brasil, empresa do grupo L’Oreal que está trazendo a Córnea artificial, informou que:

“Produzir e disponibilizar este modelo no Brasil é um marco importante e motivo de orgulho para nós, dada a importância que os métodos alternativos têm tido para reduzir e até substituir testes em animais em muitos laboratórios no Brasil e América Latina” – Rodrigo de Vecchi, CEO da Episkin Brasil.

Você também pode gostar:

. O futuro das tecnologias na medicina

. Entenda a Telemedicina

. Medicina Nuclear

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?