Confira a data para inscrições do SISU 2023

Compartilhar:

inscrições do SISU

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O Sistema de Seleção Unificado – SISU – é o principal meio para ingressar em uma instituição de ensino superior pública. O programa utiliza a nota da última edição do Enem (2022) como forma de distribuição de vagas. A Secretaria de Educação Superior (Sesu), que faz parte do Ministério da Educação (MEC), recentemente divulgou a data para inscrições do SISU 2023.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 14 de fevereiro e serão encerradas no dia 17 do mesmo mês. As inscrições são feitas pelo Acesso Único, um portal que reúne os programas federais de ingresso ao ensino superior.

 

O Portal Nacional da Educação confirmou mais de 174 mil vagas ofertadas em 26 estados e no Distrito Federal, mas esse número ainda pode sofrer modificações.

Confira o cronograma:

  • Consulta das vagas: data a definir;
  • Inscrições: 14 a 17 de fevereiro de 2023;
  • Resultado: 20 de fevereiro de 2023;
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro de 2023;
  • Manifestação da Lista de Espera: data a definir
  • Convocação da Lista de Espera: data a definir

 

SISU

“O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo MEC, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.”

 

Quem pode se inscrever no ENEM?

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

 

-Acesso Único-

 

Enem

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.”

 

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep

 

Gostou desse texto sobre a data para inscrições do SISU 2022? Então veja nossos outros conteúdos.

Acompanhe nossos conteúdos no Telegram e no Youtube

2 respostas

    1. Oi Marina! Após a fase do Sisu, você poderá ou não ser selecionada para alguma vaga em medicina e ai sim entrar na faculdade. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?