Dia 15 de agosto – Dia do cirurgião vascular

Compartilhar:

cirurgião vascular

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O calendário de medicina é repleto de datas comemorativas sobre quase tudo que envolve o universo gigantesco da saúde. No dia 15 de agosto é comemorado o dia do cirurgião vascular!

 

Bora conhecer um pouquinho dessa especialidade médica? Você já deve ter relacionado o nome e a profissão. O cirurgião vascular é responsável pelos vasos sanguíneos, ou seja, todo o sistema vascular. Toda doença relacionada a esse aspecto do corpo humano pode ser diagnosticada por essa especialidade médica. Confira algumas doenças que são de competência do cirurgião vascular:

 

Aneurismas

O Aneurisma ocorre quando uma artéria se dilata em um nível fora do normal. Isso apresenta bastante risco pois essa artéria pode se romper e causar hemorragias severas que podem levar à morte.Um aneurisma pode ser desenvolvido durante a vida ou pode ser algo presente desde o nascimento.A pressão alta e o tabagismo são coisas que podem agravar ou desenvolver essa condição.

 

Isquemia arterial

A isquemia arterial aguda é a interrupção súbita do fluxo de sangue na artéria, impedindo a nutrição dos tecidos. Esta interrupção pode ter sido causada por coagulação do sangue dentro da artéria (trombose), por obstrução devido a um êmbolo proveniente da coagulação ou de um aneurisma anterior à isquemia (embolia), por lesão direta da artéria – lesão esta proveniente de projétil de arma de fogo, arma branca ou de acidentes com fratura de ossos.

 

ABCdaSaúde

 

Varizes

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos. As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

 

Drauzio Varella

 

Trombose venosa profunda

Trombose venosa profunda é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas. Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores. O desprendimento do coágulo pode provocar complicações a curto ou longo prazo. A curto prazo, ele pode deslocar-se até o pulmão e obstruir uma artéria. Esse episódio é chamado de embolia pulmonar e, conforme o tamanho do coágulo e a extensão da área comprometida, pode ser mortal.

 

Drauzio Varella

 

Sistema Cardiovascular

O sistema cardiovascular é um tanto quanto complexo, cabe dividi-lo em dois componentes para ter uma melhor compreensão. O sistema cardiovascular é composto por dois circuitos, o primeiro é o circuito pulmonar, já o segundo é o circuito sistêmico. Uma das funções desse sistema é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.

 

Quer entender mais sobre esse sistema? Tem matéria no nosso portal sobre isso. Sistema circulatório: Tudo que você precisa entender

Olha o que você vai ler na matéria:

  • Circulação Pulmonar
  • Circulação Sistêmica
  • Sistema circulatório: Coração
  • Sistema circulatório: vasos sanguíneos

 

As especialidades médicas sempre são incrivelmente interessantes… mas a verdade é que a gente não quer precisar de um. E se eu te disser que existem tecnologias que te ajudam a cuidar da sua saúde vascular? A provedora de saúde STARBEM lançou uma plataforma para inovar na telesaúde. A plataforma é a inteligência artificial da StarChek, que faz um check-up do paciente fazendo uma leitura facial por 30 segundos. Fala se isso não parece coisa de filme. É tão fácil tirar uma selfie.

A inteligência artificial da StarChek consegue realizar várias análises só de olhar o paciente, como: aferir a pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, além de índice de estresse mental, entre outras informações. Utilizando os dados através da leitura facial, a plataforma consegue medir o potencial risco de doenças cardiovasculares.

 

Quer entender como funciona? Então confira a matéria completa:

Healtech lança app inédito para prevenção de doenças cardíacas

 

Gostou da área de atuação do cirurgião vascular? Quer entender como funciona essa especialidade e se isso é para você? Então confere nossa matéria sobre Especialidades médicas.

Especialidades médicas: saiba como escolher! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?