Enem 2021: provas podem acontecer somente em 2022

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Nesta quarta-feira, dia 11, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) sobre as metas institucionais globais para o ano letivo de 2021. O que chamou a atenção, foi o fato de que nestas metas não há a inclusão da aplicação do  Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2021. 

O documento tem apenas informações sobre o período de isenção, justificativa de ausência, período de inscrições, atendimento pelo nome social, atendimento específico especializado. Entretanto, as datas sobre a realização das provas não foram citadas, levantando a hipótese de que a aplicação das provas do Enem 2021 podem acontecer somente em 2022.

Metas institucionais globais do Inep para o ciclo de 2021, publicadas no ‘Diário Oficial da União’ — Foto: Reprodução/DOU

O que diz a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Em entrevista ao G1, a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, mencionou a transferência da realização do exame para 2022 durante uma reunião nesta quinta (13).

De acordo com Maria Helena, o presidente do Inep informou que uma nova portaria sobre o Enem deverá ser publicada nesta sexta-feira (14) e que há problemas no orçamento para a realização do exame. 

No entanto, após a divulgação desta informação, a assessoria de comunicação do Inep negou que Dupas Ribeiro tenha confirmado a transferência do Enem para 2022. Informou ainda que o “Enem está em processo de planejamento”, que “não tinha como assinar algo e definir a data do Enem” e que “estamos engajados para que ocorra este ano”.

 

NOTA DO INEP

“O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trabalham para realizar o Enem em 2021. O edital referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição já foi inclusive publicado. O sistema será aberto para solicitações de isenção na próxima semana, em 17 de maio.”

 

Reação dos Estudantes

Se tem uma turma que não está nada satisfeita com essa possibilidade da realização do Enem 2021 somente em 2022, é a turma do jovem estudante brasileiro. Nesta quinta-feira, dia 13, a rashtag INEP entrou para as Trend Topics, do Twitter no Brasil.

Confira abaixo:

 

 

https://twitter.com/EmySantaana/status/1392839539937271811?s=20

https://twitter.com/anyswdw/status/1392838255729467395?s=20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?