Enem 2021: Nota de esclarecimento-Cronograma e planejamento

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Nos últimos dias muito se tem falado sobre as datas das provas do Enem 2021, anunciadas pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em uma rede social. Validando a informação, o Inep publicou nesta segunda-feira, 01, uma nota de esclarecimento contendo as datas oficiais para o período de inscrição e de provas do Enem 2021.

 

Cronograma

Inscrições: 30 de junho a 14 de julho

Provas Enem Impresso e Digital: 21 e 28 de novembro de 2021

 

Confira a nota oficial abaixo:

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que o planejamento da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo executado e que a aplicação das provas será nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. A gestão da Autarquia está aperfeiçoando os processos que garantirão a realização do exame nessas datas. Os editais das duas versões – impressa e digital – já estão prontos e serão publicados no Diário Oficial da União (DOU), ainda nesta semana.

Destaca-se que, nesta edição, as provas do Enem impresso e do Enem Digital serão aplicadas no mesmo dia, o que otimizará a elaboração dos Cadernos de Questões, já que as duas versões utilizarão os mesmos itens. Além disso, a participação dos “treineiros” na versão impressa está garantidaO período de inscrições para o Enem 2021 será de 30 de junho a 14 de julho.

Para a realização do Enem 2021, o Inep considera o cenário atual da pandemia no Brasil. Atualmente, o Instituto e o consórcio aplicador fazem o mapeamento de possíveis locais de realização das provas que garantam o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção contra a COVID-19, como o distanciamento social, além do devido conforto e a segurança para os participantes. Uma das possibilidades em estudo é o aumento do número de municípios de aplicação.

Outra iniciativa adotada no planejamento da edição é a otimização e o encurtamento de processos, como o transporte e o armazenamento das provas. Inep, consórcio aplicador e Correios traçam estratégias para diminuir o tempo de guarda das provas e medidas para acelerar o sistema de entrega dos malotes, sempre mantendo a segurança e a isonomia do exame.

O Inep esclarece, ainda, que o contrato assinado com a gráfica responsável pela impressão das provas em 2020 está em vigência e que o processo para sua prorrogação encontra-se em andamento. Dessa forma, não será necessário realizar nova licitação, o que garante a manutenção do cronograma estabelecido.

Por fim, o Instituto anuncia que o Enem Digital ofertará 101.100 vagas na edição 2021 e que haverá novidades na aplicação dessa modalidade. Neste ano, os participantes que optarem pela versão digital do exame terão a oferta de atendimentos especializados. Os recursos disponíveis serão prova ampliada, prova superampliada, prova com contraste e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.”

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?