Enem 2021: aberto prazo para quem teve isenção de taxa de inscrição negada

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição e/ou a justificativa de ausência no exame anterior negados podem solicitar recurso a partir desta segunda-feira, 14 de junho, pela Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá os pedidos de revisão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de junho.

Como solicitar o recurso?

É necessário enviar nova documentação que justifique a ausência, observando a condição que motivou a solicitação.

Os motivos para justificar a ausência no Enem 2020 estão detalhados no anexo I do Edital n.º 19, de 30 de abril de 2021, referente à solicitação da isenção da taxa para o Enem 2021 e à justificativa de ausência no exame anterior. Em cada motivo, o edital detalha os documentos aceitos, com as especificações necessárias.

Motivos aceitos como justificativa de ausência

• Emergências médicas, comparecimento ao trabalho,
  • Morte na família, maternidade ou paternidade,
  • Vítima de acidente de trânsito.

Isenção

Para interpor recurso da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021, é necessário enviar documentação que comprove a situação de solicitação da isenção.

• Cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;
  • Cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, no qual está a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola.
  • No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Quem tem direito a isenção?

• O estudante que está cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • Que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou foi bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ou que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para CadÚnico, desde que informe o seu NIS único e válido.

Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Resultado do recurso

O resultado do recurso de justificativa de ausência no Enem 2020 e da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 será divulgado no dia 25 de junho, na Página do Participante.

Enem 2021

Todos os interessados em fazer o Enem 2021 devem realizar a inscrição, independentemente de terem adquirido ou não a isenção da taxa, bem como terem realizado a justificativa de ausência no Enem 2020. Vale ressaltar que esses procedimentos não garantem a inscrição.

Confira o edital para solicitação de isenção do Enem 2021 e justificativa de ausência no Enem 2020
Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem