Enem: Como se preparar para cada dia de prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está batendo na porta! Daí o clima de ansiedade toma conta da maioria dos candidatos que desejam ter o melhor rendimento possível. A prova, realizada em dois dias, acontece em 13 e 20 de novembro e a Melhores Escolas Médicas vai te ajudar a se preparar para cada dia da prova do ENEM.
Os dias da prova do Enem são divididos da seguinte forma:
1º dia: Redação + questões de Linguagens e Códigos + perguntas de Ciências Humanas
2º dia: questões de Ciências da Natureza + perguntas de Matemática
Você já deve ter se preparado seguindo as dicas da MEM para dar um boost na sua jornada médica, mas sempre dá pra melhorar ? Por isso, confira algumas dicas para se preparar para cada dia de prova, leia até o final!
Lembre da T.R.I
A Teoria de Resposta ao Item é o método que analisa a coerência na resposta das questões em relação aos erros e acertos. Dessa forma, as notas do Enem são calculadas pela TRI tendo como princípio três grandes bases:
- Quantidade de acertos obtidos em uma prova: a tendência é que quanto maior o número de acertos, maior seja a pontuação;
- O parâmetro de dificuldade das assertivas: as questões são classificadas por nível de dificuldade na prova do Enem (25% das questões são consideradas fáceis, 50% de questões médias, 25% das questões são difíceis), sendo assim, para cada uma delas, existem pontuações distintas;
- A coerência pedagógica: como a prova tem questões com níveis variados de dificuldade, espera-se que o aluno resolva as questões fáceis, o que for possível das questões médias e o que conseguir das questões difíceis.
Tendo em consideração esses tópicos, o método da T.R.I entende que se o candidato acertar uma questão difícil e errar uma questão fácil dentro da mesma área de conhecimento significa que provavelmente foi um chute. Ou seja, essa avaliação faz com que a nota final seja reduzida.
1° dia de prova
Além das questões de Linguagens e Códigos e perguntas de Ciências Humanas, o primeiro dia também é acompanhado da temida redação do Enem. Contudo, no fundo, você sabe que não é o fim do mundo e que consegue passar. Sendo assim, veja algumas dicas que vão fazer você se dar bem no Enem.
Redação
É muito importante que o estudante leia e pesquise bastante para enriquecer seu repertório sócio-cultural, pois a redação sempre aborda temas da atualidade. Além disso, a redação dissertativa-argumentativa possui uma estrutura que é seguida para que haja uma boa organização e coesão textual.
Ela é composta por:
- Introdução: tema, problema, tese
- Desenvolvimento: argumento 1, argumento 2
- Conclusão: retomada do tema/problema, proposta de intervenção, reafirmação da tese
A introdução requer uma atenção especial, pois é ela a responsável pela primeira impressão aos corretores do seu texto. Esse é o espaço que você tem para mostrar que entendeu a proposta do tema, apresentar seus eixos argumentativos e a sua tese.
E as outras questões?
A prova de linguagens é uma co-protagonista do primeiro dia de prova do maior exame do Brasil. Assim, para te ajudar a ter um maior número de acertos, é necessário ler com calma e exercitar a sua interpretação.
A interpretação de texto é o conteúdo mais básico dessa disciplina, e esse conteúdo não vai só te ajudar na prova de português. Decerto ele vai ser essencial em todos os conteúdos, de todas as disciplinas, está ligado à habilidade leitora e à maneira como você entende os enunciados das questões, dominando a interpretação de texto, você tem mais chances de acertar questões. Dessa forma, o exercício dessa habilidade auxilia na leitura de textos e resolução de questões.
Dicas para Interpretar bem um texto:
- Releia o texto quantas vezes forem necessárias;
- Retorne ao texto sempre que necessário;
- Sublinhe as ideias mais importantes;
- Leia atentamente o texto todo;
- Reescreva o conteúdo lido;
- Separe fatos e opiniões.
2° dia de prova
Cadê o pessoal de exatas? No segundo dia de prova, a matemática e suas tecnologias é a grande protagonista para a maioria dos candidatos. Desse modo, Matemática é a segunda prova que mais pontua no Enem e, geralmente, é a mais temida pelo simples fato de alguns estudantes não terem muita afinidade com ela.
Sabe aquelas operações que aprendemos quando criança? Somar, dividir, subtrair, multiplicar. Então, parece bobo, mas é de extrema importância dominar essas operações básicas. Esse ciclo básico vai te ajudar a dar o próximo passo nessa disciplina e vai te preparar para entender os assuntos mais complexos.
Fique de olho nesses assuntos:
- Sistema de equação de 1° e 2° grau
- Fatoração de expressões numéricas
- Racionalização de denominadores
- 4 operação e suas propriedades
- Equação de 1°grau e do 2° grau
- Regra de 3 simples e composta
- Critério de divisibilidade
- Conjuntos numéricos
- Razão e proporção
- Produtos notáveis
- MMC E MDC
- Porcentagem
- Potenciação
- Radiciação
- Logaritmo
- Decimais
- Frações
Leia também: Halloween: Os maiores medos de um vestibulando
Gostou das dicas? Então veja nossos outros conteúdos.