Enem: Como se preparar para cada dia de prova

menina com suéter laranja respondendo a uma prova do enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está batendo na porta! Daí o clima de ansiedade toma conta da maioria dos candidatos que desejam ter o melhor rendimento possível. A prova, realizada em dois dias, acontece em 13 e 20 de novembro e a Melhores Escolas Médicas vai te ajudar a se preparar para cada dia da prova do ENEM.

Os dias da prova do Enem são divididos da seguinte forma:

1º dia: Redação + questões de Linguagens e Códigos + perguntas de Ciências Humanas

2º dia: questões de Ciências da Natureza + perguntas de Matemática

Você já deve ter se preparado seguindo as dicas da MEM para dar um boost na sua jornada médica, mas sempre dá pra melhorar ? Por isso, confira algumas dicas para se preparar para cada dia de prova, leia até o final!

Lembre da T.R.I

A Teoria de Resposta ao Item é o método que analisa a coerência na resposta das questões em relação aos erros e acertos. Dessa forma, as notas do Enem são calculadas pela TRI tendo como princípio três grandes bases:

• Quantidade de acertos obtidos em uma prova: a tendência é que quanto maior o número de acertos, maior seja a pontuação;
  • O parâmetro de dificuldade das assertivas: as questões são classificadas por nível de dificuldade na prova do Enem (25% das questões são consideradas fáceis, 50% de questões médias, 25% das questões são difíceis), sendo assim, para cada uma delas, existem pontuações distintas;
  • A coerência pedagógica: como a prova tem questões com níveis variados de dificuldade, espera-se que o aluno resolva as questões fáceis, o que for possível das questões médias e o que conseguir das questões difíceis.

Tendo em consideração esses tópicos, o método da T.R.I entende que se o candidato acertar uma questão difícil e errar uma questão fácil dentro da mesma área de conhecimento significa que provavelmente foi um chute. Ou seja, essa avaliação faz com que a nota final seja reduzida.

1° dia de prova

Além das questões de Linguagens e Códigos e perguntas de Ciências Humanas, o primeiro dia também é acompanhado da temida redação do Enem. Contudo, no fundo, você sabe que não é o fim do mundo e que consegue passar. Sendo assim, veja algumas dicas que vão fazer você se dar bem no Enem.

Redação

É muito importante que o estudante leia e pesquise bastante para enriquecer seu repertório sócio-cultural, pois a redação sempre aborda temas da atualidade. Além disso, a redação dissertativa-argumentativa possui uma estrutura que é seguida para que haja uma boa organização e coesão textual.

Ela é composta por:

• Introdução: tema, problema, tese
  • Desenvolvimento: argumento 1, argumento 2
  • Conclusão: retomada do tema/problema, proposta de intervenção, reafirmação da tese

A introdução requer uma atenção especial, pois é ela a responsável pela primeira impressão aos corretores do seu texto. Esse é o espaço que você tem para mostrar que entendeu a proposta do tema, apresentar seus eixos argumentativos e a sua tese.

E as outras questões?

A prova de linguagens é uma co-protagonista do primeiro dia de prova do maior exame do Brasil. Assim, para te ajudar a ter um maior número de acertos, é necessário ler com calma e exercitar a sua interpretação.

A interpretação de texto é o conteúdo mais básico dessa disciplina, e esse conteúdo não vai só te ajudar na prova de português. Decerto ele vai ser essencial em todos os conteúdos, de todas as disciplinas, está ligado à habilidade leitora e à maneira como você entende os enunciados das questões, dominando a interpretação de texto, você tem mais chances de acertar questões. Dessa forma, o exercício dessa habilidade auxilia na leitura de textos e resolução de questões.

Dicas para Interpretar bem um texto:

• Releia o texto quantas vezes forem necessárias;
  • Retorne ao texto sempre que necessário;
  • Sublinhe as ideias mais importantes;
  • Leia atentamente o texto todo;
  • Reescreva o conteúdo lido;
  • Separe fatos e opiniões.

2° dia de prova

Cadê o pessoal de exatas? No segundo dia de prova, a matemática e suas tecnologias é a grande protagonista para a maioria dos candidatos. Desse modo, Matemática é a segunda prova que mais pontua no Enem e, geralmente, é a mais temida pelo simples fato de alguns estudantes não terem muita afinidade com ela.

Sabe aquelas operações que aprendemos quando criança? Somar, dividir, subtrair, multiplicar. Então, parece bobo, mas é de extrema importância dominar essas  operações básicas.  Esse ciclo básico vai te ajudar a dar o próximo passo nessa disciplina e vai te preparar para entender os assuntos mais complexos.

Fique de olho nesses assuntos:

• Sistema de equação de 1° e 2° grau
  • Fatoração de expressões numéricas