Entenda o que é inflação

Compartilhar:

entenda o que é inflação

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Entenda o que é inflação, se você acompanha notícias, redes sociais, jornais, mesmo que superficialmente, já deve ter ouvido falar sobre inflação, ou até mesmo, numa roda de conversa entre amigos e família, esse é um assunto recorrente ultimamente.

E se você quer saber, entender melhor sobre esse tema, vem aqui.

 

Entenda o que é Inflação. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC.

 

Eita, complicou um pouco agora né? IPCA, INPC, o que é isso gente?

  • IPCA-  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo- Engloba uma parcela maior da população. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos.
  • INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos. Esses grupos são mais sensíveis às variações de preços, pois tendem a gastar todo o seu rendimento em itens básicos, como alimentação, medicamentos, transporte etc.

Esses dois índices vão medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumida pela população. O resultado mostra se os preços aumentaram ou diminuíram de um mês para o outro.

Para te explicar melhor, convidamos a educadora financeira Marina Farias para explicar de maneira mais didática, mais leve.

 

Marina Farias e o bicho papão da inflação

“Olá, meu nome é Marina Farias, sou educadora financeira e estou aqui para desmistificar um tema que vem assombrando os brasileiros nos últimos anos.

Sim , é ela , a temida inflação.

Mas o que é inflação, e como ela afeta nosso dia a dia ? Então vem comigo desmistificar esse tema que está mais assustador que a quarta temporada de stranger things. Semana passada fui comprar um hambúrguer no Mc Donalds e tomei um susto com o preço, percebi que ele aumentou em 66,67% nos últimos 4 anos.  Um combo que custava 18 reais, agora custa em média 30 reais no Brasil “

 

Marina , isso é inflação?

A resposta é: não necessariamente. 

Isso pode ser resultado do problema com transporte, excesso de chuvas , de alguma praga, mas nem sempre é inflação.

A inflação é quando normalmente o pão , a cebola, o tomate , o refrigerante, o aluguel, tudo sobre de preço, ao mesmo tempo, ou seja, a taxa de inflação é a média do aumento generalizado dos preços.

Vou traduzir, à medida que os preços vão aumentando, o governo vai “anotando” tudo que aumentou e quanto, tira a média do aumento, e divulga esse número.  Esse número é a taxa de inflação que você vê no jornal.  A inflação nos mostra a perda do poder de compra de uma moeda. Se antes você comprava um combo do Mc Donalds por 18 reais, hoje com esse mesmo valor você compra pouco mais que a metade desse combo. 

A inflação representa o aumento do custo de vida para o consumidor e para as empresas também, resultante da elevação do preço dos produtos e desvalorização da moeda.

 

Mas, como isso afeta meu dia a dia?

“A inflação afeta nosso cotidiano quando seu nível aumenta em níveis muito elevados e em velocidade alta, pois os reajustes salariais não aumentam tão rápido e na mesma proporção fazendo você perder seu poder de compra.

Se a sua renda aumentar e for superior a inflação, você volta a ter um aumento real da capacidade de compra.

Por esse motivo é sempre importante estarmos atentos aos índices de inflação divulgados e às medidas do governo para combater esse problema. 

Se a sua renda não aumentar proporcionalmente à inflação, cada dia você vai poder comprar menos coisas com o dinheiro que você tem hoje. 

Espero que tenha ajudado a compreender um pouco como esse bicho papão da inflação funciona e como nós afeta.

Um grande abraço e até a próxima!!!”

 

Quer saber mais dicas sobre comportamento financeiro?

5 dicas infalíveis para ir bem nos estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?