Entenda o que é inflação

entenda o que é inflação

Entenda o que é inflação, se você acompanha notícias, redes sociais, jornais, mesmo que superficialmente, já deve ter ouvido falar sobre inflação, ou até mesmo, numa roda de conversa entre amigos e família, esse é um assunto recorrente ultimamente.

E se você quer saber, entender melhor sobre esse tema, vem aqui.

Entenda o que é Inflação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC.

Eita, complicou um pouco agora né? IPCA, INPC, o que é isso gente?

• IPCA-  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo- Engloba uma parcela maior da população. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos.
  • INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos. Esses grupos são mais sensíveis às variações de preços, pois tendem a gastar todo o seu rendimento em itens básicos, como alimentação, medicamentos, transporte etc.

Esses dois índices vão medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumida pela população. O resultado mostra se os preços aumentaram ou diminuíram de um mês para o outro.

Para te explicar melhor, convidamos a educadora financeira Marina Farias para explicar de maneira mais didática, mais leve.

Marina Farias e o bicho papão da inflação

“Olá, meu nome é Marina Farias, sou educadora financeira e estou aqui para desmistificar um tema que vem assombrando os brasileiros nos últimos anos.

Sim , é ela , a temida inflação.

Mas o que é inflação, e como ela afeta nosso dia a dia ? Então vem comigo desmistificar esse tema que está mais assustador que a quarta temporada de stranger things. Semana passada fui comprar um hambúrguer no Mc Donalds e tomei um susto com o preço, percebi que ele aumentou em 66,67% nos últimos 4 anos.  Um combo que custava 18 reais, agora custa em média 30 reais no Brasil “

Marina , isso é inflação?

A resposta é: não necessariamente.

Isso pode ser resultado do problema com transporte, excesso de chuvas , de alguma praga, mas nem sempre é inflação.

A inflação é quando normalmente o pão , a cebola, o tomate , o refrigerante, o aluguel, tudo sobre de preço, ao mesmo tempo, ou seja, a taxa de inflação é a média do aumento generalizado dos preços.

Vou traduzir, à medida que os preços vão aumentando, o governo vai “anotando” tudo que aumentou e quanto, tira a média do aumento, e divulga esse número.  Esse número é a taxa de inflação que você vê no jornal.  A inflação nos mostra a perda do poder de compra de uma moeda. Se antes você comprava um combo do Mc Donalds por 18 reais, hoje com esse mesmo valor você compra pouco mais que a metade desse combo.

A inflação representa o aumento do custo de vida para o consumidor e para as empresas também, resultante da elevação do preço dos produtos e desvalorização da moeda.

Mas, como isso afeta meu dia a dia?

“A inflação afeta nosso cotidiano quando seu nível aumenta em níveis muito elevados e em velocidade alta, pois os reajustes salariais não aumentam tão rápido e na mesma proporção fazendo você perder seu poder de compra.

Se a sua renda aumentar e for superior a inflação, você volta a ter um aumento real da capacidade de compra.

Por esse motivo é sempre importante estarmos atentos aos índices de inflação divulgados e às medidas do governo para combater esse problema.

Se a sua renda não aumentar proporcionalmente à inflação, cada dia você vai poder comprar menos coisas com o dinheiro que você tem hoje.

Espero que tenha ajudado a compreender um pouco como esse bicho papão da inflação funciona e como nós afeta.

Um grande abraço e até a próxima!!!”

Quer saber mais dicas sobre comportamento financeiro?

5 dicas infalíveis para ir bem nos estudos.