Fies para medicina: Aumento de 22% foi anunciado

Fies para medicina

Foi anunciado na ultima quinta-feira, em live do Governo Federal, o aumento de 22% no teto do financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mais especificamente o Fies em medicina.

De acordo com o ministro da educação, esse valor passará dos atuais 7,1 mil para 8,8 mil reais mensais, cerca de 53 mil por semestre. Essa ampliação será para todos aqueles que se encaixam nas caracteristicas necessarias para a contratação do financiamento.

O Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para participar, o candidato precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, além nota igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.

Vale relembrar alguns passos necessarios para o cadastro:

• Verifique se você se encaixa nos requisitos para realizar a inscrição;
  • Acesse o site oficial do FIES entre os dias disponíveis e realize a inscrição;
  • Aguarde a liberação das listas de pré-selecionados;
  • Realize os procedimentos necessários após ser pré-selecionado;
  • Contrate o financiamento junto à instituição financeira.

Vale a pena o Fies para medicina?

Segundo o ministro, o Fies tem disponível cerca de 100 mil vagas por ano. “É preciso discutir uma nova política de financiamento estudantil, porque esta política está realmente sobrando vagas por conta dos juros e da dificuldade que os alunos têm de pagar”, disse Veiga. O ministro destacou a medida provisória editada pelo presidente para renegociação das dívidas de financiamento do Fies.

O presidente disse que 1,1 milhão de jovens devem procurar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal para renegociar as dívidas estudantis com desconto que podem chegar a 99%. “Esse 1,1 milhão tinham dívidas impagáveis e queriam muitas vezes fazer um negócio bancário, comprar a prestação, alguma coisa e não podia devido a essa dívida”, afirmou o presidente.

Você pode encontrar mais conteudo sobre Fies para medicina aqui no nosso portal:

Mem Responde | Como funciona o Fies