Financiamento para medicina vale a pena?

Notícias
Reading Time: 2 minutes

Rotina de estudos, ansiedade, e cansaço, e financiamento estudantil, de quem estamos falando? Do estudante brasileiro, e aqui especificamente do vestibulando de medicina, que tem uma meta bem definida: entrar numa escola médica. E quando não tem grana? Será que financiamento para medicina vale a pena?

Sabemos que o investimento de uma faculdade particular de medicina é alto, e infelizmente nem todos os estudantes podem custear esse sonho.

Com a nota do Enem, é possível entrar numa instituição particular pelo Prouni, que oferece bolsas de estudos, ou pelo Fies, que é o financiamento estudantil do governo federal, no entanto o Fies só cobre até um determinado valor, e agora?

Você recorre ao setor privado, vários bancos e instituições disponibilizam financiamento estudantil, mas você sabe de fato se vale a pena, financeiramente, fazer financiamento estudantil?

Pensando nisso, convidamos a educadora financeira, Marina Farias, para falar sobre esse assunto e se vale a pena contrair essa dívida para se formar.

Vamos aos dados

  • O primeiro dado que vamos levar em consideração é que uma pesquisa divulgada em maio de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a média salarial dos trabalhadores graduados é 5,56% maior em comparação aos demais, que não fizeram uma faculdade.
  • Por mais que não haja garantia de que isso irá acontecer, a graduação não é mais vista como um diferencial para o mercado de trabalho, mas sim como o mínimo para muitos gestores de RH e empresários, sem o “mínimo” fica mais difícil concorrer a cargos com salários melhores. 

Taxa de juros

  • Outro ponto que precisamos levar em consideração neste texto é que a taxa de juros desse financiamento pode ser encontrada a partir de 3,4% ao ano. 
  • Quando verificamos a diferença entre o investimento e o retorno fica claro que o valor do investimento se paga no decorrer da carreira para a maioria dos estudantes, portanto é uma dívida que lhe rende lucros, portanto, estatisticamente , vale a pena.  

Medicina é o que você quer?

Descubra o que gosta de fazer, no que você é bom, pesquise as melhores taxas, pois você tem acesso a esse tipo de financiamento tanto em instituições públicas, quanto privadas, e invista em formação na área. 

Continue se atualizando, aumentando seu valor pessoal e consequentemente sua renda e principalmente gerencie bem o seu dinheiro. 

Com a organização financeira ideal você poderá pagar o seu financiamento estudantil em dia, sem maiores juros e guardar para o seu futuro e o futuro da sua família. 

 

Saiba mais sobre financiamento estudantil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Apps que ajudam a aumentar sua produtividade

Sala de Espera

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA A MEDICINA – SALA DE ESPERA #18

Blog

Como se preparar para o vestibular de medicina 2023

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina