Financiamento para medicina vale a pena?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Rotina de estudos, ansiedade, e cansaço, e financiamento estudantil, de quem estamos falando? Do estudante brasileiro, e aqui especificamente do vestibulando de medicina, que tem uma meta bem definida: entrar numa escola médica. E quando não tem grana? Será que financiamento para medicina vale a pena?

Sabemos que o investimento de uma faculdade particular de medicina é alto, e infelizmente nem todos os estudantes podem custear esse sonho.

Com a nota do Enem, é possível entrar numa instituição particular pelo Prouni, que oferece bolsas de estudos, ou pelo Fies, que é o financiamento estudantil do governo federal, no entanto o Fies só cobre até um determinado valor, e agora?

Você recorre ao setor privado, vários bancos e instituições disponibilizam financiamento estudantil, mas você sabe de fato se vale a pena, financeiramente, fazer financiamento estudantil?

Pensando nisso, convidamos a educadora financeira, Marina Farias, para falar sobre esse assunto e se vale a pena contrair essa dívida para se formar.

Vamos aos dados

  • O primeiro dado que vamos levar em consideração é que uma pesquisa divulgada em maio de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a média salarial dos trabalhadores graduados é 5,56% maior em comparação aos demais, que não fizeram uma faculdade.
  • Por mais que não haja garantia de que isso irá acontecer, a graduação não é mais vista como um diferencial para o mercado de trabalho, mas sim como o mínimo para muitos gestores de RH e empresários, sem o “mínimo” fica mais difícil concorrer a cargos com salários melhores. 

Taxa de juros

  • Outro ponto que precisamos levar em consideração neste texto é que a taxa de juros desse financiamento pode ser encontrada a partir de 3,4% ao ano. 
  • Quando verificamos a diferença entre o investimento e o retorno fica claro que o valor do investimento se paga no decorrer da carreira para a maioria dos estudantes, portanto é uma dívida que lhe rende lucros, portanto, estatisticamente , vale a pena.  

Medicina é o que você quer?

Descubra o que gosta de fazer, no que você é bom, pesquise as melhores taxas, pois você tem acesso a esse tipo de financiamento tanto em instituições públicas, quanto privadas, e invista em formação na área. 

Continue se atualizando, aumentando seu valor pessoal e consequentemente sua renda e principalmente gerencie bem o seu dinheiro. 

Com a organização financeira ideal você poderá pagar o seu financiamento estudantil em dia, sem maiores juros e guardar para o seu futuro e o futuro da sua família. 

Mas e aí? Devo financiar?

Financiar uma faculdade mexe diretamente com o seu bolso. É preciso estudar as opções e adotar aquela que mais se encaixa com as suas necessidades. Faça simulações antes de fechar um contrato.

Converse com sua família!! Muitas vezes o financiamento é algo pensado em conjunto. Fale sobre a questão do fiador, que é extremamente importante.

No nosso site, você pode conferir as mensalidades dos cursos de medicina  para ter uma noção de como será feito o parcelamento e já se planejar para o futuro.

 

Saiba mais sobre financiamento estudantil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?