As inovações tecnológicas e a medicina caminham lado a lado. São diversas as tecnologias que a medicina incorpora em suas mecânicas. Robô cirurgião; Telemedicina; Impressora de órgãos 3D… se formos parar pra listar todas precisaríamos de muito tempo. Vamos falar de uma tecnologia que está por vir e pode mudar tudo. Vamos falar da Neuralink e a medicina.
O que é a Neuralink?
O bilionário Elon Musk possui diversos projetos que garantem um bom avanço tecnológico, isso não dá pra negar. A Neuralink é mais um desses projetos, só que esse possui um objetivo um pouco mais “Ficção Científica”. Imagine que um chip é implantado na sua cabeça e por causa disso você consegue interagir com todos os seus dispositivos tecnológicos. Bem Black Mirror, né? Resumindo de forma grosseira, essa é a Neuralink.
O produto é voltado para pessoas com deficiência ,como a paralisia, por exemplo. Essa tecnologia pode criar conexões entre o cérebro e uma prótese de modo que o indivíduo consiga compensar a deficiência por meio da tecnologia. Mas essa é uma ideia que gera bastante estranheza e discussões. Se por um lado o produto pode ser utilizado para fins médicos, por outro, pode ser utilizado de maneira comercial para o grande público.
Acesso Único. Tudo em um lugar só
Em que fase está esse projeto?
Para que seja possível criar conexões entre a mente e dispositivos tecnológicos seria necessário o implante de um chip no cérebro. Acontece que esse chip precisaria ser extremamente preciso e isso é bastante complexo. “Fios em escala mícron são inseridos em áreas do cérebro que controlam o movimento. Cada fio contém muitos eletrodos e os conecta a um implante, o Link.” -NEURALINK-
Para ter noção é necessária uma outra tecnologia para que seja possível realizar o implante. Segundo o site da Neuralink “Os fios do Link são tão finos e flexíveis que não podem ser inseridos pela mão humana. Em vez disso, estamos construindo um sistema robótico que o neurocirurgião pode usar para inserir esses fios de maneira confiável e eficiente exatamente onde eles precisam estar.”
A Startup já realizou testes em macacos que se mostraram promissores:
???????????????? pic.twitter.com/jJ1Glzi6rp
— Neuralink (@neuralink) April 16, 2021
No vídeo, um macaco consegue interagir com um jogo utilizando um protótipo do chip.
Como funcionaria a interação?
A conexão entre mente e máquina será mediada por um aplicativo. Por ele é possível entrar em sincronia com as diferentes interfaces digitais, como teclados, computadores…