Inscrições abertas para cursinho popular de medicina da USP

Estão abertas inscrições para o cursinho popular da USP, são 270 vagas e podem concorrer estudantes do ensino público, bolsistas do ensino particular que vão concluir em 2022 ou já concluíram o ensino médio.

O MedEnsina é um curso gratuito organizado por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O cursinho prepara os alunos para a prova de vestibular de todas as áreas e as turmas são anuais (de fevereiro a dezembro) com aulas diariamente, no período da noite. As inscrições para o processo seletivo acontecem apenas uma vez ao ano, em dezembro e janeiro. E estamos em que mês? Janeiroooooo, então você que mora em São Paulo, não pode perder essa oportunidade.

E o que mais você precisa saber?

Além de alunos da rede pública, ou bolsistas do ensino particular, podem participar estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

São 270 vagas, divididas em 4 categorias. 43% das vagas são destinadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, 4% para pessoas transgênero, 4% para pessoas com deficiência e o restante para classificação geral. Os candidatos que se inscreverem para a reserva de vagas de autodeclarados pretos e pardos passam pela banca de heteroidentificação.

Você pode se inscrever até o dia 18 de Janeiro de 2022, tem uma taxa singela de inscrição, que custa R$27,00, esse valor serve para que o curso continue gratuito ao decorrer do ano. Exceto a inscrição todo o curso é gratuito, inclusive material didático e apoio psicológico para os alunos durante o processo.

Depois tem a prova de conhecimentos gerais, que equivale a 20% da nota do processo seletivo, a prova será realizada no dias 22 e 23 de Janeiro.

Os candidatos devem passar por uma avaliação socioeconômica. Como assim? Você deve preencher um formulário com informações sobre renda, patrimônio, e escolaridade. Essa etapa representa 80% da nota do processo seletivo. Acontece entre os dias 24 de Janeiro a 1 de Fevereiro.

De 7 a 11 de Fevereiro os candidatos que se inscreverem para a reserva de vagas de autodeclarados pretos e pardos passam pela banca de heteroidentificação.

14 e 15 de Fevereiro os 270 classificados no processo serão convocados para realização de matrícula.