MEC mantém diretriz que invalida nota de corte do Sisu

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O Ministério da Educação (MECmanteve a  diretriz no Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ), tornando as notas de cortes aparentemente maiores do que realmente são. Com isso, de certa forma, exclui o critério de escolha dos cursos por parte dos candidatos.

Entenda a nota de corte

A chamada ‘ nota de corte ‘ funciona como um parâmetro aos candidatos, uma vez que é o resultado do menor desempenho aprovado em cada curso. Com atualização diária no site do Sisu, o aluno pode acompanhar se será aprovado ou não. Porém, se o candidato tiver pontuação menor do que a nota de corte, ele pode optar por trocar de curso ou tentar uma vaga na lista de espera.

Nas edições anteriores, o sistema não considerava, para a nota de corte, a segunda opção dos candidatos que já estavam sendo selecionados na primeira opção de curso. O modelo novo, no entanto, não faz isso.

Depois da mudança

Com a mudança realizada em 2020, o sistema passa a considerar a nota do candidato tanto para a primeira quanto para a segunda opção de curso. A medida faz com que as notas aumentassem artificialmente, inviabilizando, assim, o recurso que norteia a escolha dos candidatos.

O MEC afirmou que a diretriz não gera um aumento artificial na nota de corte ,pois “a atual apresentação é mais transparente e segura “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?